A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 77-A/99, de 23 de Julho

Partilhar:

Sumário

Fixa o valor a atribuir às acções da PETROGAL, S.A., da GDP - Gás de Portugal, SGPS, S.A., e da TRANSGÁS - Sociedade Portuguesa de Gás Natural, S.A., que serão transferidas para a GALP.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 77-A/99
O Decreto-Lei 137-A/99, de 22 de Abril, criou a GALP - Petróleos e Gás de Portugal, SGPS, S. A. O n.º 1 do artigo 4.º daquele diploma, com a redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei 277-A/99, de 23 de Julho, determinou a transferência para esta sociedade de um conjunto de participações do Estado, correspondentes à totalidade das suas participações directas na Petróleos de Portugal - PETROGAL, S. A., na GDP - Gás de Portugal, SGPS, S. A., e na TRANSGÁS - Sociedade Portuguesa de Gás Natural, S. A.

O capital social inicial da sociedade, fixado em 411383565 euros, foi realizado através da transmissão daquelas participações, valorizadas ao valor nominal.

O n.º 2 do artigo 4.º daquele diploma determina que o valor a atribuir às acções transmitidas para realização do capital social da sociedade será fixado mediante resolução do Conselho de Ministros, sob proposta do Ministro das Finanças, ficando a diferença entre o valor nominal das acções e o valor que lhe for atribuído a constituir uma reserva da sociedade.

Tendo, nomeadamente, em vista a futura privatização da GALP, procedeu-se a duas avaliações independentes da PETROGAL, da GDP e da TRANSGÁS, realizadas por entidades credenciadas, nos termos e para os efeitos da Lei 11/90, de 5 de Abril.

De acordo com os resultados daquelas avaliações, o valor global do conjunto das três sociedades avaliadas situa-se num intervalo entre 440 e 464 milhões de contos.

As avaliações foram objecto de apreciação pela Comissão de Acompanhamento das Reprivatizações, na sequência da qual esta entidade emitiu o competente parecer, bem como pela Secção Especializada para as Reprivatizações, que também emitiu o seu parecer, onde se apresenta, como valor de referência para a globalidade das três sociedades, o montante de 458 milhões de contos.

Com base nas referidas avaliações e nos pareceres emitidos pelas entidades competentes, o Ministro das Finanças formulou a proposta que por esta resolução se acolhe.

Assim:
Nos termos da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolveu o seguinte:

1 - O valor a atribuir à Petróleos de Portugal - PETROGAL, S. A., é de 327503 milhares de contos, a que correspondem 3168$87 por cada acção a transferir para a GALP.

2 - O valor a atribuir à GDP - Gás de Portugal, SGPS, S. A., é de 99580 milhares de contos, a que correspondem 3983$21 por cada acção a transferir para a GALP.

3 - O valor a atribuir à TRANSGÁS - Sociedade Portuguesa de Gás Natural, S. A., é de 51229 milhares de contos, a que correspondem 4098$36 por cada acção a transferir para a GALP.

4 - Na fixação dos valores referidos nos n.os 1 e 2 foi tido em consideração o facto de estas entidades serem titulares de participações na TRANSGÁS.

Presidência do Conselho de Ministros, 1 de Julho de 1999. - O Primeiro-Ministro, António Manuel de Oliveira Guterres.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/104811.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1990-04-05 - Lei 11/90 - Assembleia da República

    Aprova a lei quadro das privatizações.

  • Tem documento Em vigor 1999-04-22 - Decreto-Lei 137-A/99 - Ministérios das Finanças e da Economia

    Cria e aprova os estatutos de uma sociedade comercial de capitais públicos, que agrupará as participações estatais directas na PETROGAL, GDP e TRANSGÁS.

  • Tem documento Em vigor 1999-07-23 - Decreto-Lei 277-A/99 - Ministério das Finanças

    Altera o Decreto-Lei n.º 137-A/99, de 22 de Abril, que criou e aprovou os estatutos de uma sociedade comercial de capitais públicos que agrupou as participações estatais directas na PETROGAL, GDP e TRANSGÁS. O presente diploma produz efeitos a partir de 23 de Abril de 1999.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda