A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 759/86, de 23 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Estabelece normas sobre a inscrição dos armadores nacionais para o transporte de mercadorias essenciais ao abastecimento do país.

Texto do documento

Portaria 759/86
de 23 de Dezembro
Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, nos termos do disposto no artigo 11.º do Decreto-Lei 422/86, de 23 de Dezembro, o seguinte:

1.º Para efeito das inscrições previstas na alínea b) do n.º 2 do artigo 2.º e no artigo 3.º do Decreto-Lei 422/86, as entidades interessadas devem apresentar certidão dos respectivos estatutos e, se forem carregadores, igualmente a identificação genérica do tipo de mercadorias em função de cujo transporte é requerida a inscrição.

2.º Para efeito do disposto nos n.os 3 e 4 do artigo 5.º do Decreto-Lei 422/86, a Direcção-Geral da Marinha de Comércio deve comunicar, por escrito, ao armador a intenção de lhe suspender a capacidade de afretamento, podendo este, no prazo de cinco dias úteis a partir da data da comunicação, apresentar, igualmente por escrito, os elementos que considere relevantes para a decisão a tomar por aquela Direcção-Geral.

3.º O conhecimento prévio previsto no artigo 6.º do Decreto-Lei 422/86 pode ser dado por carta ou telex e dele devem constar os seguintes elementos:

a) Nome do navio e respectivo pavilhão;
b) Natureza e quantidade das mercadorias a transportar;
c) Identificação do(s) carregador(es) e do(s) recebedor(es);
d) Custos previstos para a operação, discriminados segundo as cláusulas do contrato em que estejam inseridos;

e) Porto(s) de origem e de destino;
f) Datas previsíveis da operação e do fecho do contrato;
g) Tipo de carta-partida a utilizar.
4.º - a) A confirmação dos contratos prevista na parte final do artigo 6.º do Decreto-Lei 422/86 deve ser efectuada em impresso tipo, denominado «Confirmação de fretamento», cujo modelo se publica em anexo ao presente diploma.

b) Os afretadores devem remeter à Direcção-Geral da Marinha de Comércio quatro exemplares do impresso «Confirmação de fretamento» devidamente preenchidos.

c) A Direcção-Geral da Marinha de Comércio aporá o visto nos impressos enviados pelos afretadores, remetendo, de imediato, um exemplar ao Banco de Portugal e outro aos interessados.

5.º As entidades afretadoras devem remeter à Direcção-Geral da Marinha de Comércio todos os elementos respeitantes aos contratos de fretamento que pretendam realizar, sempre que, nesse sentido, sejam solicitadas.

6.º No prazo de quatro dias úteis após a recepção do conhecimento prévio, a Direcção-Geral da Marinha de Comércio deve enviar cópia do mesmo ao Banco de Portugal, acompanhada da decisão proferida nos termos do n.º 1 do artigo 7.º do Decreto-Lei 422/86, se tiver sido tomada.

Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
Assinada em 2 de Dezembro de 1986.
O Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, João Maria Leitão de Oliveira Martins.


(ver documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/94403.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1986-12-23 - Decreto-Lei 422/86 - Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

    Altera o regime de acesso às operações de fretamento na qualidade de afretador.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda