A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução 189/82, de 25 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Nomeia o Dr. Alexandre Ferreira Borrego para o cargo de Presidente da comissão de gestão da DOCAPESCA-Sociedade Concessionária da Doca de Pesca, S.A.R.L. e do SLV-Serviço de Lotas e Vendagem, bem como os restantes membros da referida comissão: Dr. Mário Sousa da Silva Dr. Carlos Alberto Marques Pinto Pereira António Pereira Dr.Levy Marques dos Santos António João Pistacchini Moita

Texto do documento

Resolução 189/82
Considerando que a recepção, primeira venda e conservação do pescado se processa através de 2 entidades diferenciadas, a DOCAPESCA - Sociedade Concessionária da Doca de Pesca, S. A. R. L., e o SLV - Serviço de Lotas e Vendagens;

Considerando o interesse público, social e económico da actividade e a premente necessidade de viabilizar a DOCAPESCA e de dotar o SLV de um estatuto adequado, ao qual se pretende dar uma estrutura empresarial;

Considerando os benefícios que se poderão retirar de uma gestão comum às 2 entidades empresariais;

Considerando ainda que a prática normal dos países da Comunidade Económica Europeia - em que Portugal se irá integrar - é a de os interessados pelas actividades ligadas ao sector das pescas participarem na organização da gestão local da primeira venda do pescado e nos sistemas da sua comercialização, bem como na programação das respectivas infra-estruturas de apoio;

Considerando o interesse do Governo na descentralização e regionalização e o seu empenhamento em que as actividades produtivas locais se dinamizem de forma a responder com eficácia às crescentes solicitações, bem como de fazer participar nas decisões não só o Estado mas outros intervenientes, nomeadamente as organizações de produtores;

Considerando, finalmente, que foi dado cumprimento às disposições legais que obrigam à audição das entidades representativas dos trabalhadores:

O Conselho de Ministros, reunido em 23 de Setembro de 1982, resolveu:
1 - Exonerar a comissão de gestão da DOCAPESCA, constituída pelos Drs. António Osório Júnior (presidente) e José António Dias Caixeiro (vogal), nomeados pela Resolução do Conselho de Ministros de 11 de Abril de 1979, publicada no Diário da República, 2.ª série, n.º 100, de 2 de Maio de 1979.

2 - Nomear, nos termos do n.º 1 do artigo 3.º do Decreto-Lei 572/76, de 2 de Junho, com a redacção que lhe foi dada pelo artigo 1.º do Decreto-Lei 240/77, de 8 de Junho, uma nova comissão de gestão, com a seguinte constituição:

Presidente - Dr. Alexandre Ferreira Borrêgo.
Vogais:
Dr. Mário Sousa da Silva.
Dr. Carlos Alberto Marques Pinto Pereira.
António Pereira.
Dr. Levy Marques dos Santos.
António João Pistacchini Moita.
3 - A comissão referida no número antecedente assegurará também a gestão do SLV, substituindo a actual comissão coordenadora, cujos membros serão exonerados por despacho desta data do Secretário de Estado das Pescas.

4 - As remunerações dos elementos que constituem a comissão ora nomeada serão fixadas por despacho ministerial, de acordo com as normas do Estatuto dos Gestores Públicos, considerando o conjunto das 2 entidades empresariais, e serão suportadas pelo SLV.

5 - A comissão de gestão designará 2 vice-presidentes.
6 - Fica a comissão de gestão nomeada por esta resolução autorizada a tomar as providências e a adoptar as medidas que julgar adequadas para melhorar a gestão e o funcionamento de ambas as entidades, devendo as mesmas nortear-se quanto possível por critérios de rendibilidade económica e social.

7 - Para além da gestão corrente das 2 entidades empresariais deverá a comissão apresentar para apreciação do Governo, no prazo de 4 meses contados da data da presente resolução, uma proposta de estruturação do sector que assegure a necessária eficácia e condições de resposta à integração na CEE.

Em caso de necessidade, o prazo acima referido poderá ser prorrogado, por despacho ministerial, por mais 4 meses.

8 - Para a prossecução das atribuições referidas nos n.os 6 e 7 poderá a comissão de gestão socorrer-se dos serviços de técnicos ou empresas especializadas.

9 - A nova comissão de gestão entrará imediatamente no exercício de funções, independentemente de quaisquer formalidades.

Presidência do Conselho de Ministros, 14 de Outubro de 1982. - O Primeiro-Ministro, Francisco José Pereira Pinto Balsemão.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/93877.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1976-07-20 - Decreto-Lei 572/76 - Ministério da Agricultura e Pescas - Secretaria de Estado das Pescas

    Nacionaliza diversas empresas de pesca.

  • Tem documento Em vigor 1977-06-08 - Decreto-Lei 240/77 - Ministério da Agricultura e Pescas

    Altera o Decreto-Lei nº 572/76, de 20 de Julho, que nacionaliza diversas empresas de pesca.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda