A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto Regional 6/81/M, de 20 de Abril

Partilhar:

Sumário

Fixa a composição da Comissão Regional para a Integração Europeia (CRIE).

Texto do documento

Decreto Regional 6/81/M
Considerando que o Governo da Região Autónoma da Madeira transmitiu ao Governo da República em 29 de Agosto de 1980:

[...] a posição da Região Autónoma da Madeira a respeito da adesão do nosso país à CEE é de integração com estatuto especial.

Considerando que resulta daquela decisão a necessidade de formalizar o dossier de negociação, tendo em conta o estatuto especial que se pretende;

Considerando que a data prevista para a integração na CEE é Janeiro de 1983;
Considerando que neste momento já estão a funcionar em Lisboa grupos de trabalho com o objectivo de formalizar os diversos dossiers de negociação, nos quais a Região está representada;

Considerando que é necessário dar um constante apoio a estes representantes;
Considerando que é fundamental alargar o âmbito da discussão dos problemas específicos da Região face à integração;

Considerando que a ligação entre o Governo Regional e a Comissão de Integração Europeia é feita através do vogal do Governo Regional nessa Comissão, considera indispensável este Governo que esse vogal assuma a presidência da Comissão Regional para a Integração Europeia.

Nestes termos:
A Assembleia Regional da Madeira, ao abrigo da alínea a) do n.º 1 do artigo 229.º da Constituição, decreta, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - A Comissão Regional para a Integração Europeia (CRIE) é presidida pelo vogal do Governo Regional da Madeira na Comissão de Integração Europeia (CIE) e tem a seguinte composição:

a) Representante da Presidência;
b) Representante da Secretaria Regional do Planeamento e Finanças;
c) Representante da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas;
d) Representante da Secretaria Regional do Comércio e Transportes;
e) Representante da Secretaria Regional dos Assuntos Sociais;
f) Representante da Secretaria Regional do Trabalho;
g) Representante da Secretaria Regional de Educação e Cultura;
h) Representante da Secretaria Regional do Equipamento Social;
i) Três representantes da Assembleia Regional;
j) Um representante de organizações empresariais;
l) Um representante de organizações sindicais.
2 - O presidente da Comissão tem assento no Plenário do Governo Regional sempre que sejam discutidas questões relacionadas com a integração, tendo sobre elas direito a voto.

3 - Das decisões a tomar relativamente às questões que impliquem uma definição da posição da Região no processo de negociação da adesão será dado conhecimento prévio ao Governo Regional, que se pronunciará com a brevidade necessária.

4 - Cada um dos representantes mencionados nas alíneas b) a h) do n.º 1 será substituído nas suas faltas e impedimentos por um representante substituto, nomeado pela respectiva Secretaria Regional; para a alínea a) será nomeado pela Presidência do Governo; para a alínea i), pela Assembleia Regional.

5 - A composição da Comissão poderá ainda incluir representantes de outras organizações que a Comissão entenda dever ouvir.

Art. 2.º A Comissão Regional para a Integração Europeia tem por funções preparar e estudar os problemas que se põem à Região por via da integração, sendo responsável pela elaboração do dossier de negociação.

Art. 3.º - 1 - A Comissão pode funcionar em reuniões plenárias ou restritas, bem como constituir grupos de trabalho para tarefas específicas.

2 - As reuniões plenárias são convocadas pelo presidente, por sua iniciativa ou por proposta de qualquer dos representantes.

3 - As reuniões restritas poderão ser convocadas por qualquer membro da Comissão.

4 - A composição e mandato dos grupos de trabalho serão definidos pelo presidente da Comissão.

5 - Os membros da Comissão poderão ser assessorados nas reuniões ou trabalhos da Comissão por técnicos ou especialistas.

6 - Podem ainda ser admitidos a participar nos trabalhos da Comissão, a título transitório e mediante despacho do presidente, representantes de quaisquer entidades públicas ou privadas, sempre que, ouvida a Comissão, a sua presença seja considerada conveniente para o estudo de determinados assuntos.

7 - Sem prejuízo do disposto neste artigo, a Comissão elaborará o seu regulamento interno, o qual será aprovado pelo presidente.

8 - Os vencimentos dos representantes de cada uma das Secretarias Regionais e da Presidência serão suportados pelos departamentos de que fazem parte. O presidente e os representantes da Assembleia Regional terão direito a senhas de presença, que serão abonadas através do orçamento da Presidência ou da Secretaria Regional do Planeamento e Finanças.

Art. 4.º - 1 - O apoio administrativo será garantido por uma equipa própria funcionando na dependência directa da Comissão.

2 - O apoio financeiro será dado através dos orçamentos da Presidência ou da Secretaria Regional do Planeamento e Finanças.

Art. 5.º - 1 - A Presidência e as Secretarias Regionais diligenciarão no sentido de libertar os seus representantes das funções que ora vêm desempenhando, de forma a permitir-lhes a participação a tempo pleno nos trabalhos da Comissão.

2 - Os serviços e seus funcionários ou organismos dependentes da Presidência e de cada uma das Secretarias Regionais prestarão à Comissão toda a colaboração que por esta lhes for solicitada.

Art. 6.º O presente diploma revoga o Decreto Regional 13/78/M, de 10 de Março.

Art. 7.º Este diploma entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.
Assembleia Regional, 10 de Março de 1981.
O Presidente da Assembleia Regional, Emanuel do Nascimento dos Santos Rodrigues.

Assinado em 30 de Março de 1981.
O Ministro da República para a Região Autónoma da Madeira, Lino Dias Miguel.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/9364.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1978-03-10 - Decreto Regional 13/78/M - Região Autónoma da Madeira - Assembleia Regional

    Cria a Comissão Regional de Estudos para a Integração Europeia (CREIE), da Região Autónoma da Madeira, e estabelece as suas atribuições e composição.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda