A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 613/86, de 21 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Estabelece as condições em que os cursos ministrados nos seminários menores podem ser considerados equivalentes aos cursos oficiais do ensino preparatório e secundário.

Texto do documento

Portaria 613/86
de 21 de Outubro
Nos termos do disposto no artigo 1.º do Decreto-Lei 293-C/86, de 12 de Setembro:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro da Educação e Cultura, o seguinte:

1.º - 1 - Para efeitos da equivalência prevista no Decreto-Lei 293-C/86, e no que respeita aos alunos dos seminários menores que já o sejam à data da entrada em vigor daquele decreto-lei, o certificado de habilitações a confirmar pela Direcção-Geral do Ensino Particular e Cooperativo será acompanhado de certificado do ciclo de estudos imediatamente anterior àquele a que se referem as habilitações a confirmar, nas seguintes condições:

a) Se o certificado a confirmar respeitar ao curso geral do ensino secundário, o mesmo deverá ser acompanhado de certificado comprovativo de que o aluno cumpriu o correspondente currículo do ensino preparatório;

b) Se o certificado a confirmar respeitar ao curso complementar do ensino secundário, o mesmo deverá ser acompanhado de certificado comprovativo de que o aluno cumpriu o correspondente currículo do curso geral do ensino secundário;

c) Se o certificado a confirmar respeitar ao 12.º ano do ensino secundário, o mesmo deverá ser acompanhado de certificado comprovativo de que o aluno cumpriu o correspondente currículo do 10.º e 11.º anos do ensino secundário.

2 - Todos os certificados referidos nas alíneas a), b) e c) do n.º 1 serão confirmados pela Direcção-Geral do Ensino Particular e Cooperativo e conterão, devidamente discriminadas, as respectivas disciplinas.

2.º - 1 - Para efeitos da equivalência prevista no Decreto-Lei 293-C/86, os alunos que só venham a ingressar nos seminários menores após a entrada em vigor daquele decreto-lei apresentarão no termo de cada um dos ciclos de estudos à Direcção-Geral do Ensino Particular e Cooperativo, para confirmação, o respectivo certificado, com a discriminação das disciplinas que compõem cada um daqueles ciclos.

2 - O certificado referido no n.º 1 deverá ser acompanhado de fotocópia autenticada do certificado passado anteriormente, salvo no caso em que o mesmo se referir ao ensino preparatório.

3 - A autenticação da fotocópia mencionada no n.º 2 será feita pelo respectivo seminário menor, com a utilização do selo branco ou carimbo a óleo em uso.

3.º As habilitações legais dos professores dos seminários menores referidas na alínea b) do artigo 2.º do Decreto-Lei 293-C/86 são as habilitações próprias e suficientes que, como tal, estiverem definidas para os diferentes graus do ensino público no ano lectivo em que os respectivos professores iniciaram ou venham a iniciar as suas funções docentes nos seminários menores.

4.º Para efeitos da aplicação do estabelecido no artigo 3.º do Decreto-Lei 293-C/86, o certificado passado pelo seminário menor deverá conter todas as informações determinantes da equivalência, nomeadamente o número de anos de escolaridade cumprido pelo aluno, bem como o elenco das disciplinas que em cada um desses anos o mesmo frequentou.

5.º Para efeitos da confirmação do certificado referido no n.º 4.º, a Direcção-Geral do Ensino Particular e Cooperativo pode solicitar ao seminário menor a documentação que sobre o aluno entender necessária.

6.º - 1 - As confirmações dos certificados de habilitações pela Direcção-Geral do Ensino Particular e Cooperativo são feitas no próprio certificado, pelo respectivo director-geral ou entidade em quem o mesmo delegue, sendo a respectiva assinatura autenticada com o selo branco em uso na Direcção-Geral.

2 - As confirmações referidas no n.º 1 acima farão referência ao Decreto-Lei 293-C/86, por força do qual são feitas.

7.º No caso de a equivalência resultar da aplicação do n.º 2 do artigo 7.º do Decreto-Lei 293-C/86, a confirmação corresponderá à passagem de certidão pela Direcção-Geral do Ensino Particular e Cooperativo, sujeita aos requisitos legais em vigor.

Ministério da Educação e Cultura.
Assinada em 9 de Outubro de 1986.
O Ministro da Educação e Cultura, João de Deus Rogado Salvador Pinheiro.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/93503.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1986-09-12 - Decreto-Lei 293-C/86 - Ministério da Educação e Cultura

    Estabelece o regime de equivalências dos cursos ministrados nos seminários menores aos cursos oficiais do ensino preparatório e do ensino secundário.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1988-11-08 - Decreto-Lei 398/88 - Ministério da Educação

    Disciplina a contagem de tempo de serviço prestado por docentes nos seminários menores.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda