Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 613/86, de 21 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Estabelece as condições em que os cursos ministrados nos seminários menores podem ser considerados equivalentes aos cursos oficiais do ensino preparatório e secundário.

Texto do documento

Portaria 613/86
de 21 de Outubro
Nos termos do disposto no artigo 1.º do Decreto-Lei 293-C/86, de 12 de Setembro:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro da Educação e Cultura, o seguinte:

1.º - 1 - Para efeitos da equivalência prevista no Decreto-Lei 293-C/86, e no que respeita aos alunos dos seminários menores que já o sejam à data da entrada em vigor daquele decreto-lei, o certificado de habilitações a confirmar pela Direcção-Geral do Ensino Particular e Cooperativo será acompanhado de certificado do ciclo de estudos imediatamente anterior àquele a que se referem as habilitações a confirmar, nas seguintes condições:

a) Se o certificado a confirmar respeitar ao curso geral do ensino secundário, o mesmo deverá ser acompanhado de certificado comprovativo de que o aluno cumpriu o correspondente currículo do ensino preparatório;

b) Se o certificado a confirmar respeitar ao curso complementar do ensino secundário, o mesmo deverá ser acompanhado de certificado comprovativo de que o aluno cumpriu o correspondente currículo do curso geral do ensino secundário;

c) Se o certificado a confirmar respeitar ao 12.º ano do ensino secundário, o mesmo deverá ser acompanhado de certificado comprovativo de que o aluno cumpriu o correspondente currículo do 10.º e 11.º anos do ensino secundário.

2 - Todos os certificados referidos nas alíneas a), b) e c) do n.º 1 serão confirmados pela Direcção-Geral do Ensino Particular e Cooperativo e conterão, devidamente discriminadas, as respectivas disciplinas.

2.º - 1 - Para efeitos da equivalência prevista no Decreto-Lei 293-C/86, os alunos que só venham a ingressar nos seminários menores após a entrada em vigor daquele decreto-lei apresentarão no termo de cada um dos ciclos de estudos à Direcção-Geral do Ensino Particular e Cooperativo, para confirmação, o respectivo certificado, com a discriminação das disciplinas que compõem cada um daqueles ciclos.

2 - O certificado referido no n.º 1 deverá ser acompanhado de fotocópia autenticada do certificado passado anteriormente, salvo no caso em que o mesmo se referir ao ensino preparatório.

3 - A autenticação da fotocópia mencionada no n.º 2 será feita pelo respectivo seminário menor, com a utilização do selo branco ou carimbo a óleo em uso.

3.º As habilitações legais dos professores dos seminários menores referidas na alínea b) do artigo 2.º do Decreto-Lei 293-C/86 são as habilitações próprias e suficientes que, como tal, estiverem definidas para os diferentes graus do ensino público no ano lectivo em que os respectivos professores iniciaram ou venham a iniciar as suas funções docentes nos seminários menores.

4.º Para efeitos da aplicação do estabelecido no artigo 3.º do Decreto-Lei 293-C/86, o certificado passado pelo seminário menor deverá conter todas as informações determinantes da equivalência, nomeadamente o número de anos de escolaridade cumprido pelo aluno, bem como o elenco das disciplinas que em cada um desses anos o mesmo frequentou.

5.º Para efeitos da confirmação do certificado referido no n.º 4.º, a Direcção-Geral do Ensino Particular e Cooperativo pode solicitar ao seminário menor a documentação que sobre o aluno entender necessária.

6.º - 1 - As confirmações dos certificados de habilitações pela Direcção-Geral do Ensino Particular e Cooperativo são feitas no próprio certificado, pelo respectivo director-geral ou entidade em quem o mesmo delegue, sendo a respectiva assinatura autenticada com o selo branco em uso na Direcção-Geral.

2 - As confirmações referidas no n.º 1 acima farão referência ao Decreto-Lei 293-C/86, por força do qual são feitas.

7.º No caso de a equivalência resultar da aplicação do n.º 2 do artigo 7.º do Decreto-Lei 293-C/86, a confirmação corresponderá à passagem de certidão pela Direcção-Geral do Ensino Particular e Cooperativo, sujeita aos requisitos legais em vigor.

Ministério da Educação e Cultura.
Assinada em 9 de Outubro de 1986.
O Ministro da Educação e Cultura, João de Deus Rogado Salvador Pinheiro.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/93503.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1986-09-12 - Decreto-Lei 293-C/86 - Ministério da Educação e Cultura

    Estabelece o regime de equivalências dos cursos ministrados nos seminários menores aos cursos oficiais do ensino preparatório e do ensino secundário.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1988-11-08 - Decreto-Lei 398/88 - Ministério da Educação

    Disciplina a contagem de tempo de serviço prestado por docentes nos seminários menores.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda