A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 532/73, de 6 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Torna obrigatório o uso de cinto de segurança durante as lições e exames de condução.

Texto do documento

Portaria 532/73

de 6 de Agosto

O uso dos cintos de segurança constitui sem dúvida um meio deveras útil e eficaz para evitar a ocorrência ou o agravamento das eventuais consequências pessoais emergentes de acidentes de viação Aliás, o Conselho de Ministros da Conferência Europeia dos Ministros de Transportes expressamente reconheceu essa utilidade e eficácia preventivas, nomeadamente na sua última sessão verificada em Haia no dia 13 de Junho do corrente ano, recomeçando o seu uso efectivo, como meio eficaz de protecção dos ocupantes dos veículos, tanto no interior como no exterior dos aglomerados urbanos e decidindo da sua utilização obrigatória, desde já, durante as lições e os exames de condução.

Pretende-se, assim, incentivar o hábito do uso dos mesmos, consciencializando os condutores da sua eficácia e utilidade, como fase prévia da obrigatoriedade generalizada do seu uso.

Nestes termos:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Secretário de Estado das Comunicações e Transportes, ao abrigo do n.º 5 do artigo 35.º do Código da Estrada, o seguinte:

1.º Nos automóveis ligeiros utilizados no ensino de condução é obrigatório o uso dos cintos de segurança pelo instruendo e pelo instrutor durante as lições práticas de aprendizagem.

2.º A contravenção do disposto no número anterior é punida com a multa de 500$00 por cada infractor.

3.º É igualmente obrigatório o uso dos cintos de segurança pelo examinando e pelo examinador durante o exame de condução, cuja prova prática não pode ter início nem prosseguir sem que ambos tenham os cintos devidamente colocados 4.º A presente portaria entra em vigor no dia 1 de Janeiro de 1974.

Ministério das Comunicações, 23 de Julho de 1973. - O Secretário de Estado das Comunicações e Transportes, João Maria Leitão de Oliveira Martins.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1973/08/06/plain-90941.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/90941.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1975-01-18 - Portaria 31/75 - Ministério do Equipamento Social e do Ambiente - Secretaria de Estado dos Transportes e Comunicações - Direcção-Geral de Viação

    Altera o Regulamento do Código da Estrada, aprovado pelo Decreto 39987, de 22 de Dezembro de 1954, no que diz respeito ao ensino da condução.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda