Louvo o Major Piloto Aviador, NIP 112076-L, Marco Paulo Martinho Fernandes Carvalho, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de Comandante de Bordo da aeronave C-295M, quando integrou a United Nations Multidimensional Integrated Stabilization Mission in Mali (MINUSMA), das Nações Unidas (NU), no teatro de operações do Mali, entre janeiro e fevereiro de 2015.
Oficial dedicado, profundamente conhecedor da função que desempenha e possuidor de elevados conhecimentos teóricos e práticos na sua área, consegue cumprir as missões atribuídas com extrema eficácia e segurança. Apesar da complexidade e adversidade do teatro de operações, operou sempre com elevado grau de profissionalismo, o que lhe permitiu alcançar os objetivos pretendidos, assegurando ao escalão superior o cabal cumprimento da missão. Como Oficial mais antigo dos tripulantes, liderou de forma exemplar, transmitindo aos seus inferiores hierárquicos confiança e segurança e impondo os mais elevados padrões de conduta a seguir.
O rigor do seu desempenho e elevada capacidade de resposta asseguraram ainda, o reconhecimento das Forças Armadas devido à forma exemplar como cumpriu as variadas missões, apesar das condições extremamente exigentes, tanto para o pessoal como para a aeronave. Apesar das condições adversas, com extremo calor e elevados níveis de poeira em suspensão, operou em coordenação com os restantes tripulantes de uma forma que permitiu anular a possibilidade de acidentes com consequências muito gravosas, garantindo a fluidez das operações, cumprindo horários e tarefas solicitadas, fazendo circular a informação para todos os escalões de decisão e permitindo, deste modo, a consequente tomada de decisão de forma célere.
Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Major Fernandes Carvalho como sendo um Oficial que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, em que se relevam a lealdade, o espírito de sacrifício, a abnegação e a coragem física e moral, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas, resultando honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.
26 de maio de 2015. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.
208708776