Louvo o Tenente de Polícia Aérea, NIP 132421-H, Eduardo Filipe Areia da Silva Brás, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de chefe da área de Proteção da Força, quando integrou a United Nations Multidimensional Integrated Stabilization Mission in Mali (MINUSMA) das Nações Unidas (NU), no teatro de operações do Mali, entre janeiro e março de 2015.
Demonstrou um extraordinário empenho e dedicação para assegurar a segurança de todo o contingente e instalações ao serviço da Força Nacional Destacada (FND). O excelente trabalho efetuado, confirmado pelo produto obtido na elaboração de todos os planos de contingência, breves de segurança e procedimentos a seguir, permitiram que a FND desempenhasse as várias tarefas atribuídas de uma forma segura e eficaz, nomeadamente na garantia de segurança próxima da tripulação e aeronave.
Desenvolveu várias diligências de forma a elevar os padrões de segurança, garantindo assim, condições para uma segura operação e guarda das instalações. De relevar o empenho em colocar em operação todos os sistemas de segurança do contentor de armamento, bem como na procura e implementação de uma solução que permitisse harmonizar as várias classes de armamento armazenado.
Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Tenente Silva Brás como sendo um Oficial que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, em que se relevam a lealdade, o espírito de sacrifício, a abnegação e a coragem física e moral, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas, resultando honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.
26 de maio de 2015. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.
208708905