A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 356/97, de 16 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Regula a transição do pessoal colocado nos mapas de administrações de saúde para os lugares dos respectivos quadros de pessoal.

Texto do documento

Decreto-Lei 356/97

de 16 de Dezembro

As administrações regionais de saúde (ARS), originariamente criadas pelo Decreto-Lei 254/82, de 29 de Junho, apesar da reestruturação levada a cabo pelo Decreto-Lei 335/93, de 29 de Setembro, foram mantidas desde então e durante mais de 14 anos em regime de instalação, facto que, para além de se revelar um obstáculo à necessária mobilidade do pessoal, veio a impedir a plena assunção das decisivas missões que lhes cabem enquanto órgãos regionais de planeamento, orientação, coordenação e avaliação das actividades desenvolvidas pelas instituições e serviços prestadores de cuidados de saúde do respectivo âmbito.

Agora que foi possível concluir o processo de elaboração e aprovação dos respectivos quadros de pessoal, o que veio a ocorrer com a recentemente publicada Portaria 772-B/96, de 31 de Dezembro, estão criadas condições para que as administrações regionais de saúde passem ao regime normal de funcionamento, assim se fazendo cessar o longo período de instalação.

De acordo com a estratégia definida para o sector, importa garantir que as administrações regionais de saúde possam aprofundar e desenvolver, de forma articulada e sistemática, todo um conjunto de iniciativas que decisivamente melhorem o acesso e a qualidade dos cuidados prestados e permitam operar a desejada mudança do sistema.

Para tanto é fundamental dotar os quadros das administrações regionais de saúde de pessoal adequado, mostrando-se necessário disciplinar algumas matérias, na esteira dos princípios e observados os normativos que regularam o respectivo regime de instalação.

Essas matérias, nomeadamente as relativas à transição para os lugares dos quadros e ao direito ao acesso, são essenciais para a rápida ultimação do processo de transição para o regime normal de funcionamento e para a melhor operacionalização dos serviços.

Assim:

Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 198.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo 1.º

Transição do pessoal para lugares dos quadros

1 - O pessoal com relação jurídica de emprego público que, à data de entrada em vigor da Portaria 772-B/96, de 31 de Dezembro, se encontre colocado nos respectivos mapas de pessoal de acordo com o disposto no n.º 3 do artigo 29.º e nos n.º 2 e 4 do artigo 31.º do Decreto-Lei 335/93, de 29 de Setembro, transita, nos termos da lei, para os quadros aprovados por aquela portaria, na mesma carreira, categoria e escalão detidos nesses mapas.

2 - O tempo de serviço prestado durante o período de instalação das administrações regionais de saúde conta, para todos os efeitos legais, como prestado nos quadros a que se refere o número anterior.

Artigo 2.º

Situações especiais

Os estágios e os concursos a decorrer ou cuja conclusão tenha ocorrido até à data de entrada em vigor do presente diploma mantêm-se válidos para efeitos de provimento dos correspondentes lugares vagos dos quadros de pessoal a que se refere o artigo 1.º

Artigo 3.º

Pessoal dirigente

Mantêm-se as comissões de serviço do pessoal dirigente das administrações regionais de saúde já constituídas à data de entrada em vigor do presente diploma.

Artigo 4.º

Produção de efeitos

O presente diploma produz efeitos desde 1 de Janeiro de 1997.

Visto a aprovado em Conselho de Ministros de 14 de Outubro de 1997. - António Manuel de Oliveira Guterres - António Luciano Pacheco de Sousa Franco Maria de Belém Roseira Martins Coelho Henriques de Pina - António José Martins Seguro.

Promulgado em 21 de Novembro de 1997.

Publique-se.

O Presidente da República, JORGE SAMPAIO.

Referendado em 28 de Novembro de 1997.

O Primeiro-Ministro, António Manuel de Oliveira Guterres

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1997/12/16/plain-88488.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/88488.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1982-06-29 - Decreto-Lei 254/82 - Ministério dos Assuntos Sociais

    Cria as administrações regionais de cuidados de saúde, abreviadamente designadas por administrações regionais de saúde (ARS).

  • Tem documento Em vigor 1993-09-29 - Decreto-Lei 335/93 - Ministério da Saúde

    Aprova o regulamento das administrações regionais de saúde (ARS).

  • Tem documento Em vigor 1996-12-31 - Portaria 772-B/96 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e da Saúde

    Aprova os quadros de pessoal das Administrações Regionais de Saúde do Algarve, do Alentejo, do Centro, de Lisboa e Vale do Tejo e do Norte, constantes dos mapas publicados em anexo.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda