Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 271/2015, de 8 de Junho

Partilhar:

Sumário

Louvo o Tenente-coronel Piloto Aviador, NIP 091829-G, João Paulo Pires

Texto do documento

Louvor 271/2015

Louvo o Tenente-coronel Piloto Aviador, NIP 091829-G, João Paulo Pires, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de Comandante da Força Nacional Destacada na Base Aérea de Siauliai, na Lituânia, no âmbito do bloco 36 do Baltic Air Policing da NATO, no teatro de operações dos Estados Bálticos.

Primeiro Comandante do destacamento e o responsável por toda a fase de planeamento desta missão, incluindo as coordenações internas e com entidades externas e exteriores. Esta tarefa assumiu contornos de extrema dificuldade, pelo facto do cenário e da conduta das operações na região dos Bálticos ter sofrido alterações significativas em plena fase final de planeamento, devido ao agudizar da situação de instabilidade na Ucrânia.

Clima de perturbação regional levou à alteração pela NATO dos pressupostos operacionais, tendo a Força Nacional, que se encontrava preparada para operar de forma autónoma, passado a liderar uma coligação de mais três países, totalizando 18 aviões de combate e mais de 400 pessoas, estacionados em três locais distintos.

Independentemente desta nova dinâmica e complexidade, soube manter-se focado na missão em todas as circunstâncias, pugnando por liderar o pessoal nacional de forma exemplar, assegurando um extremo rigor nos pressupostos de planeamento e coordenando eficazmente as ações internas, com as forças estrangeiras, com os organismos da NATO e com a Nação hospedeira.

As sólidas bases de planeamento e o bem articulado conceito de operações implementado sob o Comando do Tenente-coronel Paulo Pires foram essenciais para uma execução exemplar desta Força Nacional Destacada, materializada através de 100 % de missões executadas com sucesso, da inexistência de qualquer reporte de segurança de voo, ou em terra e por um comportamento exemplar de todos os militares destacados.

Oficial de fino trato e de fácil relacionamento, que decorre de características pessoais marcadas pela correção, respeito pelo próximo e princípios éticos bem enraizados na sua formação pessoal e militar, consegue congregar à sua volta um ótimo e profícuo ambiente interpessoal e de trabalho e o respeito de pares, inferiores e superiores hierárquicos.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Tenente-coronel Paulo Pires como sendo um Oficial de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, em que se relevam a lealdade, o espírito de sacrifício, a abnegação e a coragem física e moral, devendo por isso os serviços por si prestados, serem considerados extraordinários, relevantes e distintíssimos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.

12 de fevereiro de 2015. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

208683066

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/877588.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda