Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 255/2015, de 3 de Junho

Partilhar:

Sumário

Louva o Coronel Tirocinado de Infantaria, NIM 05069482, Lúcio Agostinho Barreiros dos Santos

Texto do documento

Louvor 255/2015

Louvo o Coronel Tirocinado de Infantaria, NIM 05069482, Lúcio Agostinho Barreiros dos Santos, pela forma altamente honrosa e brilhante como exerceu as funções de Subdiretor do Centro de Investigação em Segurança e Defesa, do Instituto de Estudos Superiores Militares (CISDI), entre setembro de 2012 e setembro de 2014.

Desempenhou as tarefas que lhe foram atribuídas de uma forma esclarecida, tendo revelado elevada capacidade de liderança, permanente iniciativa, assinaláveis competências de relacionamento e de cooperação, bom senso e ponderação, isenção, rigor e camaradagem.

No âmbito da Investigação é de realçar a sua marcante participação no processo de reestruturação e desenvolvimento do modelo orgânico e funcional do CISDI, e na redefinição e desenvolvimento do modelo de investigação para o IESM. Destaca-se o modo como soube sempre coordenar os projetos e programas de investigação do IESM, tanto autónomos como em parceria com entidades externas, assim como liderar a coordenação do processo de reorganização da gestão dos temas de investigação/aplicação para os Cursos do Instituto.

Nas atividades de investigação, constitui um exemplo o seu desempenho como investigador integrado do CISD: a sua participação como investigador principal, de um Projeto de Investigação em desenvolvimento no CISDI subordinado ao tema «Estruturação e Gestão de Carreiras Militares»; a sua participação na equipa de investigação de um Projeto de Investigação na área da «Liderança em Contexto Militar»; assim como a publicação de vários artigos científicos de elevada qualidade.

Do conjunto de outras atividades relevantes que o Coronel Barreiros dos Santos levou a cabo, é de salientar o seu empenho decisivo na conceção da Revista de Ciências Militares e a forma sapiente como tem vindo a exercer as atividades de coordenador editorial da mesma e das restantes linhas editoriais do IESM. Neste domínio sobressaiu a sua elevada capacidade de trabalho, a qual contribuiu decisivamente para que o IESM tivesse conseguido publicar, num reduzido espaço de tempo, um elevado número de publicações. É igualmente de toda a justiça enaltecer a forma esclarecida como contribuiu para o Reordenamento e reestruturação da Biblioteca do IESM.

No domínio da orientação e arguição revelou um apurado sentido crítico e espírito de justiça, emitindo juízos de valor de elevada qualidade na apreciação crítica dos inúmeros trabalhos dos discentes e auditores que orientou e arguiu. É igualmente de destacar a forma sensata e informada unanimemente reconhecida pelos seus pares que com ele integraram júris dos trabalhos finais de curso.

Além da sua função de Subdiretor, exerceu interinamente as funções de Diretor do CISDI, ao que se juntam muitas outras atividades executadas com elevada competência e que têm de ser referidas dada a sua relevância: representante do IESM, junto do Conselho do Ensino Superior Militar (CESM) no Grupo de Trabalho Bravo, que estudou a Investigação, Desenvolvimento e Inovação; membro da Comissão Científica do Mestrado em Ciências Militares Segurança e Desenvolvimento; coordenador do CISDI na definição dos temas para os trabalhos de finais dos vários cursos do IESM; elemento coordenador do IESM, para os estágios de alunos externos de instituições civis congéneres no âmbito de mestrado e licenciatura; e elemento coordenador do IESM no planeamento e realização de eventos científicos (seminários, conferências, workshops, painéis e mesas redondas), decorrentes de atividades de investigação do Instituto e em parceria, associados ou não a projetos de investigação cuja responsabilidade está atribuída ao CISDI.

Oficial dotado de um invulgar espírito de iniciativa e capacidade de trabalho, conforme demonstrado na sua disponibilidade para colaborar na elaboração de normativos e outros documentos relativos à estruturação e ao funcionamento do Instituto e dos seus órgãos. Destas iniciativas, há que referir a forma como iniciou e liderou a reformulação do contexto interno da investigação, que passou pela revisão das Normas de Execução Permanente e de outras orientações para a investigação a realizar no IESM e o planeamento das atividades a desenvolver pelo IESM no âmbito das comemorações da Primeira Grande Guerra.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Coronel Barreiros dos Santos como sendo um Oficial de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, em que se relevam a lealdade, o espírito de sacrifício, a abnegação e a coragem física e moral, devendo os serviços por si prestados, serem considerados extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para o IESM e para o Estado-Maior-General das Forças Armadas.

10 de dezembro de 2014. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

208668098

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/861159.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda