Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 236/2015, de 29 de Maio

Partilhar:

Sumário

Louvo o Major de Infantaria, NIM 12472493, Fernando Jorge Fonseca Rijo

Texto do documento

Louvor 236/2015

Louvo o Major de Infantaria, NIM 12472493, Fernando Jorge Fonseca Rijo, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas no cumprimento das funções de docência na Área de Ensino Específico do Exército, no Instituto de Estudos Superiores Militares, entre 12 de julho de 2010 e 22 de setembro de 2014.

Tendo evidenciado qualidades de planeamento, iniciativa, organização e assinalável eficácia pedagógica salienta-se, a responsabilidade por lecionar as Unidades Curriculares de: «Técnica de Estado-Maior», aos Cursos de Promoção a Oficial Superior - Exército (CPOS-E) e Guarda Nacional Republicana; «Brigada Operações de Estabilização» e «Operações de Estabilização», ao Curso de Promoção a Oficial Superior das Armas e Serviços e Curso de Estado-Maior Exército; CIMIC aos diversos Cursos incluindo o Curso de CIMIC.

Orientou e arguiu diversos Trabalhos de Investigação Individual, Trabalhos de Grupo e Recensões de discentes dos diversos cursos, tendo promovido o debate, com intervenções de grande qualidade. Em 2011 participou num Curso de Planeamento e Tomada de Decisão, ministrado na Escola Nacional de Bombeiros e em 2012, como palestrante, num Seminário sobre INFOPS, organizado pelo Comando das Forças Terrestres.

É de realçar a sua participação na Cooperação Técnico-Militar com a República de Moçambique, primeiro numa Assessoria Temporária, no Instituto Superior de Estudos de Defesa (ISEDEF), em 2012, e posteriormente como Assessor Permanente do Projeto 10 - ISEDEF, de junho de 2013 a junho de 2014, onde ministrou «Técnica de Estado-Maior», «Brigada em Operações Defensivas» e «Brigada em Operações Ofensivas», tendo alcançado resultados que mereceram os mais rasgados elogios das entidades militares moçambicanas.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Major Fonseca Rijo como sendo um Oficial de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, em que se relevam a lealdade, o espírito de sacrifício, a abnegação e a coragem física e moral, tendo os serviços por si prestados contribuído significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Instituto de Estudos Superiores Militares e consequentemente das Forças Armadas Portuguesas.

13 de outubro de 2014. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

208660442

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/850879.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda