A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 137/97, de 14 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Autoriza o Institutio de Gestão do Crédito Publico (IGCP) a contrair empréstimos internos, sob a forma de linha de crédito ou outra modalidade de empréstimo, com utilizações a curto prazo, até ao montante de 300 milhões de contos.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 137/97

Pelo artigo 74.º da Lei 52-C/96, de 27 de Dezembro, foi o Governo autorizado, para fazer face a necessidades ocasionais de tesouraria, a contrair empréstimos internos, junto de instituições de crédito e de sociedades financeiras, sob a forma de linha de crédito ou outra, com utilizações de curto prazo, as quais não poderão ultrapassar, em cada momento, o montante de 300 milhões de contos.

Assim:

O Conselho de Ministros, nos termos dos artigos 73.º e 74.º da Lei 52-C/96, de 27 de Dezembro, do artigo 2.º da Lei 12/90, de 7 de Abril, do n.º 1 do artigo 4.º e da alínea a) do n.º 1 do artigo 6.º dos estatutos do Instituto de Gestão do Crédito Público, aprovados pelo Decreto-Lei 160/96, de 4 de Setembro, e das alíneas b) e g) do artigo 202.º da Constituição, resolveu:

1 - Autorizar o Instituto de Gestão do Crédito Público (IGCP) a, em nome e representação da República, contrair empréstimos internos, sob a forma de linha de crédito ou outra modalidade de empréstimo, com utilizações de curto prazo, até ao montante de 300 milhões de contos.

2 - A modalidade dos empréstimos, bem como as respectivas condições, designadamente o seu prazo de vigência, a taxa de juro e os prazos das utilizações, serão definidas por deliberação do IGCP em relação a cada uma das operações a contratar.

3 - Os empréstimos poderão ser amortizados de uma só vez ou por prestações, até ao final do respectivo prazo.

4 - Os montantes respeitantes a utilizações cujo reembolso ocorra após o final do exercício orçamental relevarão para os limites de endividamento indicados no artigo 71.º e no n.º 1 do artigo 73.º 5 - O pagamento dos encargos dos empréstimos regulados por esta resolução será assegurado por verbas inscritas no Orçamento do Estado.

6 - A presente resolução entra em vigor no dia imediato ao da sua publicação.

Presidência do Conselho de Ministros, 30 de Julho de 1997. - O Primeiro-Ministro, em exercício, António Manuel de Carvalho Ferreira Vitorino.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1997/08/14/plain-84719.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/84719.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1990-04-07 - Lei 12/90 - Assembleia da República

    Estabelece o regime dos empréstimos a emitir pelo Estado em cada exercício orçamental.

  • Tem documento Em vigor 1996-09-04 - Decreto-Lei 160/96 - Ministério das Finanças

    Aprova e publica em anexo os Estatutos do Instituto de Gestão do Crédito Público (IGCP).

  • Tem documento Em vigor 1996-12-27 - Lei 52-C/96 - Assembleia da República

    Aprova o Orçamento do Estado para 1997.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda