A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 718/96, de 10 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Estabelece a percentagem de divisão de receitas cobradas relativas à aguardente vínica resultante da aplicação de taxas incidentes sobre o vinho do Porto. A receita das taxas cobradas até 21 de Outubro de 1996 será repartida em partes iguais entre o Instituto do Vinho do Porto (IVP) e a Casa do Douro (CD). A receita cobrada posteriormente a esta data será igualmente repartida entre o IVP e a Comissão Interprofissional da Região Demarcada do Douro (CIRDD).

Texto do documento

Portaria 718/96
de 10 de Dezembro
O Decreto-Lei 83/92, de 7 de Maio, procedeu à definição do regime aplicável às taxas incidentes sobre o vinho do Porto, bem como sobre a aguardente vínica aplicada no seu benefício, tendo ainda determinado que o produto da taxa incidente sobre a aguardente seria repartido entre o Instituto do Vinho do Porto (IVP) e a Casa do Douro (CD), na razão de uma percentagem a fixar anualmente por portaria do Ministério da Agricultura, mediante proposta daquele Instituto.

Em virtude da publicação dos Decretos-Leis n.os 74/95 e 76/95, de 19 de Abril, o mencionado regime tributário foi alterado, na medida em que passaram a constituir receitas da Comissão Interprofissional da Região Demarcada do Douro (CIRDD) as taxas correspondentes às competências atribuídas a esta entidade, e que anteriormente vinham sendo exercidas pela CD, a qual continuou a exercer transitoriamente aquelas competências e a ter direito à quota-parte da receita dessas taxas, até ao início do mandato do conselho geral da CIRDD.

Tendo o conselho geral da CIRDD entrado em funções no passado dia 21 de Outubro, a titularidade das receitas em causa passou a pertencer a esta entidade, que passará a receber, conjuntamente com o IVP, a receita das taxas relativas à aguardente cobradas posteriormente àquela data.

Sendo assim, a repartição das receitas referentes ao ano de 1996 reflectirá aquelas consequências da alteração institucional da Região Demarcada do Douro, respeitando os dois regimes sucessivamente em vigor ao longo deste ano e repartindo entre a CD e o IVP a receita das taxas cobradas até 21 de Outubro e entre este último e a CIRDD as taxas cobradas posteriormente.

Uma vez que a CIRDD deverá, a partir de agora, exercer as funções de controlo físico e administrativo da circulação e utilização das aguardentes tributadas e dotar-se dos meios necessários para este efeito, esta receita contribuirá para financiar esse esforço.

No que respeita à fixação das percentagens de divisão de receitas, e à semelhança do que tem vindo a ser decidido em anos anteriores, determina-se que as receitas cobradas antes e depois de 21 de Outubro sejam repartidas em partes iguais pelos respectivos destinatários.

Assim, ao abrigo do disposto no artigo 2.º do Decreto-Lei 83/92, de 7 de Maio:

Manda o Governo, pelo Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, que o produto da taxa estabelecida na alínea b) do artigo 1.º do Decreto-Lei 83/92, de 7 de Maio, seja repartido da seguinte forma:

a) A receita das taxas cobradas até 21 de Outubro de 1996 será repartida entre o Instituto do Vinho do Porto e a Casa do Douro na razão de metade para cada um destes organismos;

b) A receita das taxas cobradas até 21 de Outubro de 1996 será repartida entre o Instituto do Vinho do Porto e a Comissão Interprofissional da Região Demarcada do Douro na razão de metade para cada um destes organismos.

Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.
Assinada em 22 de Novembro de 1996.
Pelo Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Manuel Maria Cardoso Leal, Secretário de Estado da Produção Agro-Alimentar.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/79403.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1996-12-31 - Declaração de Rectificação 16-S/96 - Presidência do Conselho de Ministros

    Declara ter sido rectificada a Portaria nº 718/96, de 10 de Dezembro, do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, que fixa a percentagem de divisão de receitas cobradas antes e depois de 21 de Outubro de 1996 relativas à aguardente vínica.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda