Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 5358/2015, de 22 de Maio

Partilhar:

Sumário

Aprova o procedimento de devolução, pelo titular do direito de reversão, da indemnização recebida em resultado da expropriação da área objeto do exercício do referido direito

Texto do documento

Despacho 5358/2015

A Lei de bases do desenvolvimento agrário (LBDA), aprovada pela Lei 86/95, de 1 de setembro, atribui, verificados determinados pressupostos, aos anteriores proprietários (e respetivos herdeiros) de áreas expropriadas e nacionalizadas na zona de intervenção da reforma agrária, um direito de reversão.

O regime, definido na LBDA, a que o exercício deste direito se encontra sujeito é omisso no que concerne à devolução da indemnização, recebida no quadro do ato de expropriação pelo particular que exerce o respectivo direito de reversão, ao Estado.

Tal omissão consubstancia, inequivocamente, uma lacuna que carece de integração. E isto porque, em caso de reversão da propriedade, não obrigar o titular do direito a devolver a indemnização que recebeu do Estado redundaria em enriquecimento sem causa daquele. Neste sentido, aliás, o Código das Expropriações (CE) estabelece, nos artigos 74.º e seguintes, uma regra de devolução da indemnização que foi atribuída ao expropriado, para efeitos de procedência do pedido de reversão.

Consubstanciando o regime de exercício do direito de reversão constante do CE um regime geral face ao regime consagrado na LBDA, deve-se estender a este a regra de obrigação de devolução prevista naquele Código, preenchendo assim a lacuna identificada. Atendendo todavia à especialidade do regime do exercício do direito de reversão no quadro da LBDA, é necessário, de forma a assegurar a transparência, a segurança e certeza jurídicas, proceder à regulação expressa dos procedimentos de cálculo e de devolução do montante da indemnização a restituir ao Estado neste particular contexto.

Assim, ao abrigo da alínea c) do artigo 199.º da Constituição da República Portuguesa, no uso das competências delegadas pela Ministra de Estado e das Finanças, nos termos da alínea i) do n.º 3 do Despacho 11841/2013, de 6 de setembro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 176, de 12 de setembro, alterado pelo Despacho 10606/2014, de 11 de agosto, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 157, de 18 de agosto de 2014, na Secretária de Estado do Tesouro, e das competências da Ministra da Agricultura e do Mar, determina-se o seguinte:

1 - Aprova-se o procedimento de devolução, pelo titular do direito de reversão, exercido nos termos do disposto no artigo 44.º da Lei 86/95, de 1 de setembro, da indemnização recebida em resultado da expropriação da área objeto do exercício do referido direito, nos termos constantes do anexo I ao presente despacho, do qual faz parte integrante.

2 - Aprovam-se as regras de cálculo da indemnização referida no número anterior, nos termos constantes no anexo II ao presente despacho, do qual faz parte integrante.

3 - O presente despacho produz efeitos no dia seguinte ao da sua publicação.

13 de maio de 2015. - A Ministra da Agricultura e do Mar, Maria de Assunção Oliveira Cristas Machado da Graça. - A Secretária de Estado do Tesouro, Maria Isabel Cabral de Abreu Castelo Branco.

ANEXO I

Procedimento de devolução da indemnização

O procedimento de devolução da indemnização pelo titular do direito de reversão, para efeitos de exercício do direito de reversão, nos termos do disposto no artigo 44.º da Lei 86/95, de 1 de setembro, decompõe-se nas seguintes fases:

1 - Cálculo do montante a devolver pelo titular do direito de reversão, para efeitos de exercício do direito de reversão, a realizar pelo Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral do Ministério da Agricultura e do Mar (GPPAGMAM), nos termos do anexo II ao presente despacho.

2 - Determinado o montante a devolver, o GPPAGMAM notifica o interessado, por carta registada com aviso de receção, para, no prazo de 30 (trinta) dias úteis:

a) Proceder ao depósito do valor da indemnização atualizada a devolver, na conta identificada na notificação; e

b) Apresentar declaração de renúncia a outra indemnização, nos termos do modelo disponibilizado para o efeito pelo GPPAGMAM.

3 - Tendo sido realizado o depósito e apresentada a declaração pelo interessado, nos termos do número anterior, é proferido despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da agricultura, que revoga, na parte da área objeto de reversão, o despacho que atribuiu a indemnização definitiva, na sequência da expropriação.

ANEXO II

Cálculo do montante a devolver

1 - O montante a devolver pelo titular do direito de reversão, para efeitos de procedência do pedido de reversão, corresponde ao valor da indemnização definitiva recebida em relação à área objeto da reversão, devidamente atualizada.

2 - O valor da indemnização definitiva recebida em relação à área objeto da reversão é determinado com base no valor da indemnização definitiva que foi atribuída, à data da expropriação, pelo despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da agricultura.

3 - A indemnização definitiva recebida em relação à área objeto da reversão é atualizada mensalmente, de acordo com os Índices de Preços no Consumidor, excluindo a habitação.

208649013

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/768020.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1995-09-01 - Lei 86/95 - Assembleia da República

    Aprova a Lei de Bases da Modernização e Desenvolvimento do Sector Agrário.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda