A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 216/96, de 14 de Junho

Partilhar:

Sumário

Altera a Portaria n.º 199/94, de 6 de Abril (estabelece o regime de ajudas a conceder no âmbito das medidas florestais na agricultura).

Texto do documento

Portaria 216/96

de 14 de Junho

A orgânica da gestão do Programa de Apoio à modernização Agrícola e Florestal (PAMAF) foi reestruturada pelo Despacho 33/96, de 22 de Março de 1996, publicado na 2.ª série do Diário da República, n.º 80, de 3 de Abril de 1996.

Tal reestruturação teve em conta a natureza das medidas daquele Programa, umas vincadamente dirigidas às unidades empresariais, ficando as respectivas candidaturas sujeitas a análises e decisão do Instituto Financeiro de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura e Pescas (IFADAP), outras com uma incidência mais abrangente no mundo rural, caindo no âmbito das competências dos organismos do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

Tendo em vista a conveniência em salvaguardar a unidade do sistema, importa agora reestruturar a orgânica da gestão das medidas previstas no Decreto-Lei 31/94, de 5 de Fevereiro, à luz da mesma orientação.

A medida criada pelo Regulamento (CEE) n.º 2080/92, do Conselho, de 30 de Junho, relativa ao regime de ajudas às medidas florestais na agricultura e prevista no Decreto-Lei 31/94, de 5 de Fevereiro, apresenta características marcadamente empresariais no quadro da orientação acima descrita. Em consequência, a respectiva gestão é da competência do IFADAP.

Por outro lado, o Regulamento (CE) n.º 231/96, de 7 de Fevereiro, veio proceder à alteração dos valores em ecus previstos no Regulamento (CEE) n.º 2080/92, de 30 de Junho, nos termos do disposto no artigo 18.º do Regulamento (CEE) n.º 1068/93, de 30 de Abril, com a redacção dada pelo Regulamento (CE) n.º 157/95, de 31 de Janeiro.

Assim, importa também proceder à alteração dos valores previstos na Portaria 199/94, de 6 de Abril, que estabelece o regime de ajudas a conceder no âmbito das medidas florestais na agricultura instituídas pelo Regulamento (CEE) n.º 2080/92, por forma a não reduzir o valor das ajudas a pagar aos beneficiários.

Assim, ao abrigo do n.º 2 do artigo 10.º do Decreto-Lei 31/94, de 5 de Fevereiro:

Manda o Governo, pelo Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, o seguinte:

1.º Os n. 9.º, 10.º, n.º 3.º, 12.º, 14.º, 21.º, 22.º e 24.º da Portaria 199/94, de 6 de Abril, passam a ter a seguinte redacção:

«9.º

Prémios para custos de manutenção

O valor do prémio destinado a cobrir os custos de manutenção das superfícies agrícolas arborizadas é de 85 ECU por hectare e por ano.

10.º

Prémio por perda de rendimento

1 - ................................................................................................................

2 - ................................................................................................................

3 - O prémio a atribuir anualmente não pode exceder 28 376 ECU, quando se trate de agricultores, e 18 716 ECU, nos restantes casos.

12.º

Órgão de gestão

A gestão das medidas florestais na agricultura é assegurada pelo IFADAP.

14.º

Competências da Unidade de Gestão

Compete à Unidade de Gestão:

a) Propor a afectação regional do orçamento deste regime de ajudas de acordo com os planos zonais;

b) Exercer a iniciativa de regulamentação da organização dos processos de candidatura;

c) Deliberar sobre as candidaturas;

d) Assegurar o cumprimento das normas nacionais e comunitárias aplicáveis, bem como a respectiva cobertura orçamental;

e) Elaborar os relatórios de execução das medidas;

f) Praticar os demais actos necessários à regular e plena execução das medidas.

21.º

Apresentação das candidaturas

A apresentação das candidaturas às ajudas previstas neste diploma faz-se em duas épocas do ano, a saber, a primeira entre 1 de Janeiro e 31 de Maio e a segunda entre 1 de Junho e 30 de Novembro.

22.º

Análise das candidaturas

As candidaturas apresentadas na primeira época são analisadas e decididas até 1 de Outubro e as apresentadas na segunda época são analisadas e decididas até 15 de Abril do ano seguinte.

24.º

Celebração de contratos

Os contratos de concessão das ajudas apresentadas na primeira época são celebrados entre 1 de Outubro e 15 de Novembro e os contratos apresentados na segunda época são contratados entre 15 de Abril e 31 de Maio.» 2.º Os valores constantes dos anexos E e F à Portaria 199/94, de 6 de Abril, são actualizados pela aplicação do coeficiente 1,2075.

3.º O acompanhamento da execução dos projectos e a comprovação da sua efectiva execução material, aposta nos documentos de despesa, são da competência das direcções regionais de agricultura.

4.º São revogados os n.º 13.º, 15.º, 16.º, 17.º, 18.º, 19.º e 20.º da Portaria 199/94, de 6 de Abril.

Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

Assinada em 22 de Maio de 1996.

O Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Fernando Manuel Van-Zeller Gomes da Silva

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1996/06/14/plain-74986.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/74986.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1994-02-05 - Decreto-Lei 31/94 - Ministério da Agricultura

    ESTABELECE REGRAS RELATIVAS A APLICAÇÃO EM PORTUGAL DOS REGULAMENTOS (CEE) NUMEROS 2078/92 (EUR-Lex), 2079/92 (EUR-Lex) E 2080/92 (EUR-Lex), DO CONSELHO DE 30 DE JUNHO, QUE INSTITUEM, RESPECTIVAMENTE, OS REGIMES DE AJUDAS A MÉTODOS DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA COMPATIVEIS COM AS EXIGÊNCIAS DA PROTECÇÃO DO AMBIENTE E DE PRESERVAÇÃO DO ESPAÇO NATURAL, A REFORMA ANTECIPADA NA AGRICULTURA E AS MEDIDAS FLORESTAIS NA AGRICULTURA. A COORDENAÇÃO GLOBAL DAS MEDIDAS PREVISTAS NOS REGULAMENTOS E DA COMPETENCIA DO INSTITUTO DE (...)

  • Tem documento Em vigor 1994-04-06 - Portaria 199/94 - Ministério da Agricultura

    ESTABELECE O REGIME DAS AJUDAS AS MEDIDAS FLORESTAIS NA AGRICULTURA, INSTITUIDAS PELO REGULAMENTO 2080/92, DO CONSELHO, DE 30 DE JUNHO, CUJOS OBJECTIVOS CONSTITUEM NOMEADAMENTE O FOMENTO DA UTILIZAÇÃO ALTERNATIVA DE TERRAS AGRÍCOLAS E O DESENVOLVIMENTO DE ACTIVIDADES FLORESTAIS NAS EXPLORAÇÕES AGRÍCOLAS. DISPÕE SOBRE AS AJUDAS AOS INVESTIMENTOS, SEUS NÍVEIS, PAGAMENTO E CUSTOS MÁXIMOS, BEM COMO SOBRE OS BENEFICIÁRIOS, RESPECTIVOS COMPROMISSOS, CANDIDATURAS, TRAMITAÇÃO PROCESSUAL DAS MESMAS E CELEBRAÇÃO DE C (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda