A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso 110/96, de 8 de Maio

Partilhar:

Sumário

Torna público ter, por nota de 3 de Fevereiro de 1995 e nos termos do artigo 14.º do Estatuto da Conferência da Haia de Direito Internacional Privado, concluído na Haia em 31 de Outubro de 1951, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino dos Países Baixos notificado ter a República da Croácia informado o depositário da sua decisão de se considerar parte no referido Estatuto.

Texto do documento

Aviso 110/96
Por ordem superior se torna público que, por nota de 3 de Fevereiro de 1995 e nos termos do artigo 14.º do Estatuto da Conferência da Haia de Direito Internacional Privado, concluído na Haia em 31 de Outubro de 1951, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino dos Países Baixos notificou ter a República da Croácia, por carta de 6 de Junho de 1995, informado o depositário da sua decisão de se considerar parte no referido Estatuto.

O depósitário transmitiu a carta ao Secretário-Geral da Conferência, para ser tratada da mesma maneira que as declarações de outros Estados sucessores da República Socialista Federativa da Jugoslávia.

Considerando a carta do Secretário-Geral da Conferência n.º 48, de 21 de Julho de 1995, dirigida aos chefes das missões diplomáticas dos Estados membros da Conferência, e os resultados da consulta aos Estados membros sobre a admissibilidade da República da Croácia como membro da Conferência, o Ministério chegou à conclusão de que foi estabelecido, em 1 de Outubro de 1995, que os governos da maioria dos Estados membros aceitaram a República da Croácia como membro da Conferência.

O Ministério concluiu que, em 1 de Outubro de 1995, a República da Croácia se tornou membro da Conferência da Haia de Direito Internacional Privado, com efeitos retroactivos a 12 de Junho de 1995, data da recepção pelo depositário da carta em que a República da Croácia se declarou vinculada pelo Estatuto.

Portugal aceitou o mesmo Estatuto, que foi aprovado pelo Decreto-Lei 41378, de 19 de Novembro de 1957, rectificado por declaração publicada no Diário do Governo, 1.ª série, de 3 de Setembro de 1968.

Departamento de Assuntos Jurídicos, 10 de Abril de 1996. - O Director, José Maria Teixeira Leite Martins.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/74340.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1957-11-19 - Decreto-Lei 41378 - Ministério dos Negócios Estrangeiros - Direcção-Geral dos Negócios Políticos e da Administração Interna

    APRAprova o Estatuto da Conferência da Haia de Direito Internacional Privado, elaborado pela Sétima Sessão da Conferência, reunida na Haia em 31 de Outubro de 1951.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda