A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 10-A/96, de 27 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Cria o lugar de administrador liquidatário para o ex-Instituto Regulador e Orientador dos Mercados Agrícolas (IROMA).

Texto do documento

Decreto-Lei 10-A/96

de 27 de Fevereiro

O Instituto Regulador e Orientador dos Mercados Agrícolas (IROMA) foi extinto pelo Decreto-Lei 197/94, de 21 de Julho, conservando a sua personalidade jurídica para efeitos de liquidação, na qual, para além dos actos destinados ao arrumo do contencioso e ao destino do património, se compreende a gestão transitória de certos matadouros.

As questões emergentes do previsto encerramento daqueles matadouros suscitam, pela sua complexidade, uma análise ponderada, com vista à adopção das medidas mais adequadas, afigurando-se desde já possível, porém, proceder a algumas alterações que permitam reduzir consideravelmente os custos de liquidação do ex-IROMA e imprimir maior dinamização às correspondentes operações. Com este objectivo, considera-se que a prossecução da liquidação não justifica a manutenção de uma comissão liquidatária, antes aconselha a nomeação de um administrador liquidatário, que a conduza até final de forma eficaz e económica, sob a superintendência do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

Assim:

Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo 1.º

1 - A liquidação do ex-IROMA passa a ser conduzida por um administrador liquidatário nomeado por despacho do Ministro da Agricultura, do Desenvolvi- mento Rural e das Pescas.

2 - O administrador liquidatário tem direito a remuneração de gestor público, a qual será fixada por despacho conjunto dos Ministros das Finanças e da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

3 - O desempenho das funções de administrador liquidatário não confere ao titular a qualidade de funcionário ou de agente da Administração Pública.4 - O administrador liquidatário poderá, em qualquer altura, ser substituído, a seu pedido ou mediante despacho do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

Artigo 2.º

1 - São atribuições do administrador liquidatário:

a) Proceder à liquidação de todos os assuntos pendentes do ex-IROMA;

b) Gerir, transitoriamente, os matadouros identificados no anexo ao Decreto-Lei 197/94, de 21 de Julho, que, à data da publicação do presente diploma, se encontrarem em funcionamento.

2 - A superintendência para os actos de liquidação do ex-IROMA pertence ao Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, que a poderá delegar.

Artigo 3.º

O administrador liquidatário pode ser coadjuvado por um a três adjuntos, designados por despacho do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas e equiparados a directores de serviço para efeitos remuneratórios.

Artigo 4.º

A data para a apresentação do relatório e conta final de liquidação do ex-IROMA será fixada por despacho do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

Artigo 5.º

São revogados os artigos 2.º, 8.º e 9.º do Decreto-Lei 197/94, de 21 de Julho.

Artigo 6.º

1 - O presente diploma entra em vigor na data da sua publicação.

2 - Os membros em exercício da comissão liquidatária cessam automaticamente funções na data do início de vigência do presente diploma.

3 - O funcionamento da administração liquidatária e a regulamentação das operações de liquidação será objecto de portaria do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 22 de Fevereiro de 1996. - António Manuel de Oliveira Guterres - Fernando Teixeira dos Santos - Fernando Manuel Van-Zeller Gomes da Silva.

Promulgado em 26 de Fevereiro de 1996.

Publique-se.

O Presidente da República, MÁRIO SOARES.

Referendado em 26 de Fevereiro de 1996.

O Primeiro-Ministro, António Manuel de Oliveira Guterres.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1996/02/27/plain-72905.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/72905.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1994-07-21 - Decreto-Lei 197/94 - Ministério da Agricultura

    EXTINGUE O INSTITUTO REGULADOR E ORIENTADOR DOS MERCADOS AGRÍCOLAS (IROMA), CRIADO PELO DECRETO LEI 15/87, DE 9 DE JANEIRO, CONSERVANDO NO ENTANTO A SUA PERSONALIDADE JURÍDICA PARA EFEITOS DE LIQUIDAÇÃO. A COMISSÃO DE REESTRUTURAÇÃO PREVISTA NO DECRETO LEI 55/90, DE 13 DE FEVEREIRO (PROCEDE A REESTRUTURAÇÃO DO IROMA), PASSA A DESIGNAR-SE COMO COMISSÃO LIQUIDATÁRIA DO IROMA, SENDO AS SUAS ATRIBUIÇÕES E COMPOSIÇÃO AS CONSTANTES DESTE DIPLOMA. EXTINGUE OS QUADROS DO PESSOAL DA EX-JUNTA NACIONAL DOS PRODUTOS PE (...)

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1996-05-04 - Portaria 143/96 - Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

    Estabelece as atribuições do administrador liquidatário do Instituto Regulador e Orientador dos Mercados Agrícolas.

  • Tem documento Em vigor 1997-12-23 - Decreto-Lei 370/97 - Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

    Transfere para o Centro Nacional de Pensões os encargos decorrentes das pensões complementares de reforma e sobrevivência a cargo do ex-Instituto Regulador e Orientador dos Mercados Agrícolas.

  • Tem documento Em vigor 2002-11-05 - Decreto-Lei 239/2002 - Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas

    Estabelece as regras para a liquidação do ex-Instituto Regulador e Orientador dos Mercados Agrícolas (IROMA).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda