Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 10-A/96, de 27 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Cria o lugar de administrador liquidatário para o ex-Instituto Regulador e Orientador dos Mercados Agrícolas (IROMA).

Texto do documento

Decreto-Lei 10-A/96

de 27 de Fevereiro

O Instituto Regulador e Orientador dos Mercados Agrícolas (IROMA) foi extinto pelo Decreto-Lei 197/94, de 21 de Julho, conservando a sua personalidade jurídica para efeitos de liquidação, na qual, para além dos actos destinados ao arrumo do contencioso e ao destino do património, se compreende a gestão transitória de certos matadouros.

As questões emergentes do previsto encerramento daqueles matadouros suscitam, pela sua complexidade, uma análise ponderada, com vista à adopção das medidas mais adequadas, afigurando-se desde já possível, porém, proceder a algumas alterações que permitam reduzir consideravelmente os custos de liquidação do ex-IROMA e imprimir maior dinamização às correspondentes operações. Com este objectivo, considera-se que a prossecução da liquidação não justifica a manutenção de uma comissão liquidatária, antes aconselha a nomeação de um administrador liquidatário, que a conduza até final de forma eficaz e económica, sob a superintendência do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

Assim:

Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo 1.º

1 - A liquidação do ex-IROMA passa a ser conduzida por um administrador liquidatário nomeado por despacho do Ministro da Agricultura, do Desenvolvi- mento Rural e das Pescas.

2 - O administrador liquidatário tem direito a remuneração de gestor público, a qual será fixada por despacho conjunto dos Ministros das Finanças e da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

3 - O desempenho das funções de administrador liquidatário não confere ao titular a qualidade de funcionário ou de agente da Administração Pública.4 - O administrador liquidatário poderá, em qualquer altura, ser substituído, a seu pedido ou mediante despacho do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

Artigo 2.º

1 - São atribuições do administrador liquidatário:

a) Proceder à liquidação de todos os assuntos pendentes do ex-IROMA;

b) Gerir, transitoriamente, os matadouros identificados no anexo ao Decreto-Lei 197/94, de 21 de Julho, que, à data da publicação do presente diploma, se encontrarem em funcionamento.

2 - A superintendência para os actos de liquidação do ex-IROMA pertence ao Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, que a poderá delegar.

Artigo 3.º

O administrador liquidatário pode ser coadjuvado por um a três adjuntos, designados por despacho do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas e equiparados a directores de serviço para efeitos remuneratórios.

Artigo 4.º

A data para a apresentação do relatório e conta final de liquidação do ex-IROMA será fixada por despacho do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

Artigo 5.º

São revogados os artigos 2.º, 8.º e 9.º do Decreto-Lei 197/94, de 21 de Julho.

Artigo 6.º

1 - O presente diploma entra em vigor na data da sua publicação.

2 - Os membros em exercício da comissão liquidatária cessam automaticamente funções na data do início de vigência do presente diploma.

3 - O funcionamento da administração liquidatária e a regulamentação das operações de liquidação será objecto de portaria do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 22 de Fevereiro de 1996. - António Manuel de Oliveira Guterres - Fernando Teixeira dos Santos - Fernando Manuel Van-Zeller Gomes da Silva.

Promulgado em 26 de Fevereiro de 1996.

Publique-se.

O Presidente da República, MÁRIO SOARES.

Referendado em 26 de Fevereiro de 1996.

O Primeiro-Ministro, António Manuel de Oliveira Guterres.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1996/02/27/plain-72905.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/72905.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1994-07-21 - Decreto-Lei 197/94 - Ministério da Agricultura

    EXTINGUE O INSTITUTO REGULADOR E ORIENTADOR DOS MERCADOS AGRÍCOLAS (IROMA), CRIADO PELO DECRETO LEI 15/87, DE 9 DE JANEIRO, CONSERVANDO NO ENTANTO A SUA PERSONALIDADE JURÍDICA PARA EFEITOS DE LIQUIDAÇÃO. A COMISSÃO DE REESTRUTURAÇÃO PREVISTA NO DECRETO LEI 55/90, DE 13 DE FEVEREIRO (PROCEDE A REESTRUTURAÇÃO DO IROMA), PASSA A DESIGNAR-SE COMO COMISSÃO LIQUIDATÁRIA DO IROMA, SENDO AS SUAS ATRIBUIÇÕES E COMPOSIÇÃO AS CONSTANTES DESTE DIPLOMA. EXTINGUE OS QUADROS DO PESSOAL DA EX-JUNTA NACIONAL DOS PRODUTOS PE (...)

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1996-05-04 - Portaria 143/96 - Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

    Estabelece as atribuições do administrador liquidatário do Instituto Regulador e Orientador dos Mercados Agrícolas.

  • Tem documento Em vigor 1997-12-23 - Decreto-Lei 370/97 - Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

    Transfere para o Centro Nacional de Pensões os encargos decorrentes das pensões complementares de reforma e sobrevivência a cargo do ex-Instituto Regulador e Orientador dos Mercados Agrícolas.

  • Tem documento Em vigor 2002-11-05 - Decreto-Lei 239/2002 - Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas

    Estabelece as regras para a liquidação do ex-Instituto Regulador e Orientador dos Mercados Agrícolas (IROMA).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda