Louvo o Tenente de infantaria, NIM 09141303, José Manuel Gonçalves Martins, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas no cumprimento das funções de 2.º Comandante de Companhia, do 1.º Batalhão de Infantaria Mecanizado (1BIMec), quando integrou a Força Nacional Destacada (FND) - KFOR Tactical Reserve Manoeuvre Battalion (KTM) - no Teatro de Operações (TO) do Kosovo, entre abril e outubro de 2014.
Demonstrou um exemplar espírito de missão, elevada capacidade de trabalho e invulgar dedicação ao serviço, destacando-se pela precisão, zelo e eficiência que sempre colocou na execução de todas as atividades inerentes às suas tarefas.
Destacou-se nas operações "Maverick", "Golden Eye" e "Skyfall" pelo rigor e eficiência com que planeou, assegurou e organizou os meios indispensáveis para que a sua unidade de manobra, fosse empregue com precisão e com os requisitos necessários para a proteção da força. Na operação "Skyfall" destacam-se as coordenações de índole multinacional, que viabilizaram a integração de meios complementares - equipa de operações psicológicas e equipa de liberdade de movimentos - sob controlo tático do Batalhão.
Esta ágil organização permitiu, após decisão do Comkfor para empenhar a KTM, projetar uma unidade de escalão pelotão de forma célere, cumprindo inequivocamente o desígnio do Batalhão. Nas operações revelou-se, incansável e diligente na previsão das necessidades de apoio logístico, por forma a manter o moral da Companhia elevado.
Produziu de forma rigorosa diferentes tipos de relatórios para o escalão superior, que muito contribuíram para que este mantivesse uma perfeita noção da ação tática no terreno, contribuindo para o esforço do Batalhão. A forma extremamente competente como comandou a companhia na ausência do seu Comandante, com especial ênfase para o segundo evento relacionado com o treino cruzado de Sistemas Aéreos não Tripulados, o que exigiu detalhado planeamento e sincronização com equipas multinacionais, de origem austríaca e americana.
Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Tenente Gonçalves Martins como sendo um Oficial de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, em que se relevam a lealdade, o espírito de sacrifício, a abnegação, obediência, e competência profissional contribuindo significativamente para a eficiência, prestigio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
1 de dezembro de 2014. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.
208565673