Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 209/95, de 14 de Agosto

Partilhar:

Sumário

AUTORIZA A ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE SINES A CONCESSIONAR, MEDIANTE CONCURSO PÚBLICO, A EXPLORAÇÃO DO PORTO DE RECREIO DE SINES.

Texto do documento

Decreto-Lei 209/95
de 14 de Agosto
Constituindo a náutica de recreio e as actividades com ela relacionadas um sintoma de qualidade dos destinos turísticos e da vida das populações ribeirinhas, é cada vez mais importante o papel a desempenhar pelas estruturas portuárias vocacionadas para o recreio náutico.

Daí que a construção de portos de recreio se insira na política do Governo, com vista a dotar a costa portuguesa de pontos de apoio à navegação desportiva e de recreio, por forma a constituir, com as marinas implantadas nas grandes zonas turísticas, um sistema integrado e coerente.

Neste contexto, tem sido reconhecida a importância e utilidade pública da existência de um porto de recreio em Sines, a meio caminho entre Lisboa e o Algarve, constituindo um abrigo privilegiado das embarcações que navegam ao largo da costa, por um lado, e um destino turístico de eleição, por outro.

Por este motivo, a Administração do Porto de Sines concluiu as obras marítimas necessárias ao funcionamento como porto de abrigo.

No entanto, para que um porto de recreio se torne um porto aprazível e um destino turístico de excelência, é necessário que possua equipamento de apoio em terra e que a sua gestão seja assegurada por entidades vocacionadas que possam captar utentes e prestar serviços de qualidade a preços concorrenciais.

Estes objectivos, a par do da redução do papel do Estado na prestação de serviços portuários, aconselham que a gestão do porto de recreio seja cometida ao sector privado, mediante contrato de concessão, implicando o concessionário na concepção e construção das obras e equipamentos terrestres de apoio ao porto.

Assim:
Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - A Administração do Porto de Sines é autorizada a concessionar a exploração do porto de recreio de Sines por prazo não superior a 30 anos.

2 - O prazo de concessão pode ser prorrogado por períodos sucessivos, não superiores a 10 anos cada um, desde que nisso acordem concedente e concessionário, até um ano antes do termo da concessão.

Art. 2.º - 1 - A concessão será atribuída por concurso público.
2 - O programa do concurso, o caderno de encargos e a minuta do contrato de concessão são elaborados pela concedente e carecem de aprovação do Ministro do Mar.

Art. 3.º O contrato regula-se pelas bases das concessões aprovadas pelo Decreto-Lei 324/94, de 30 de Dezembro, na medida em que lhe sejam aplicáveis em função do seu objecto.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 23 de Junho de 1995. - Aníbal António Cavaco Silva - António Baptista Duarte Silva.

Promulgado em 28 de Julho de 1995.
Publique-se.
O Presidente da República, MÁRIO SOARES.
Referendado em 1 de Agosto de 1995.
Pelo Primeiro-Ministro, Manuel Dias Loureiro, Ministro da Administração Interna.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/68492.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1994-12-30 - Decreto-Lei 324/94 - Ministério do Mar

    APROVA AS BASES GERAIS DAS CONCESSOES DO SERVIÇO PÚBLICO DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS EM ÁREAS PORTUÁRIAS, CONSTANTES DO ANEXO AO PRESENTE DIPLOMA. INSERE NORMAS ATINENTES A ATRIBUIÇÃO DAS REFERIDAS CONCESSOES, A QUAL E DA RESPONSABILIDADE DE ADMINISTRAÇÃO PORTUÁRIA OU DA JUNTA AUTÓNOMA COM JURISDIÇÃO NA ÁREA DA CONCESSAO, OU AINDA DOS GOVERNOS REGIONAIS QUANDO SE TRATE DAS REGIÕES AUTÓNOMAS. AS ATRIBUIÇÕES DAS CONCESSOES PROCESSAR-SE-AO MEDIANTE CONTRATO ADMINISTRATIVO PRECEDIDO DE CONCURSO CUJOS PROGRAMA E C (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda