Louvo o Capitão de Transmissões, NIM 17491694, Pedro Miguel Ramires Gil dos Santos, pela elevada competência técnico profissional, extraordinário desempenho no cumprimento das funções de Oficial de Transmissões do 1.º Batalhão de Infantaria Mecanizado (1BIMec), quando integrou a Força Nacional Destacada (FND) - KFOR Tactical Reserve Manoeuvre Battalion (KTM) no Teatro de Operações (TO) do Kosovo, entre abril e outubro de 2014.
Revelou profundos conhecimentos na sua área, pôs todas as suas faculdades e experiência na chefia do Módulo de Transmissões, pautando a sua conduta pelo excecional rigor e método, contribuindo para uma correta gestão dos recursos humanos. Militar muito frontal e educado, promoveu uma profícua relação de trabalho, quer dentro da KTM, quer na relação com os seus congéneres de outras nacionalidades, constituindo-se como um reconhecido elemento do Estado-Maior Técnico, fazendo propostas oportunas, objetivas, devidamente fundamentadas e salvaguardando sempre a posição nacional.
Oficial disponível, nunca se furtou à absorção de novas responsabilidades nem à emissão de pareceres ou conselhos, procurando inteirar-se e envolver-se em todos os processos mais relevantes e sensíveis, transmitindo inteira confiança quando a sua atuação foi requerida. Realço, nesta perspetiva, o desempenho prestado para a receção de imagem em tempo real do LIGHT RAY e STALKER, utilização concomitante o SICCE e PRC 525 para o envio de dados ao posto de Comando, garantindo um inestimável contributo para a imagem pública e prestígio das nossas Forças Armadas entre os países da Aliança.
Colaborou de forma entusiástica e muito empenhada no processo de decisão interno da KTM para a otimização dos contratos para o serviço de Internet, de Impressão, cópia e de comunicações móveis, contribuindo para uma maior eficiência nos serviços disponíveis. Orientou o esforço para o controlo de cargas, organização e distribuição de equipamentos informáticos, permitindo melhorar o parque informático que possibilitou a introdução de novos serviços no Batalhão, como o serviço disponibilizado pelo SICCE, imagens CCTV NATO.
Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Capitão Gil dos Santos como sendo um Oficial de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, em que se relevam a lealdade, o espírito de sacrifício, abnegação, obediência e competência profissional, tendo contribuído significativamente para a eficiência, prestigio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
1 de dezembro de 2014. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.
208565916