Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 27/2026, de 20 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Concessão de louvor ao Primeiro-Sargento de Cavalaria Manuel José de Carvalho Relvas.

Texto do documento

Louvor 27/2026

Louvo o PrimeiroSargento de Cavalaria Manuel José de Carvalho Relvas, do Esquadrão Presidencial, da Unidade de Segurança e Honras de Estado da Guarda Nacional Republicana, pelas excecionais qualidades e virtudes militares, coragem e bravura, que evidenciou ao longo dos últimos doze anos, ao serviço da Presidência da República.

Militar que pautou a sua conduta por uma afirmação constante de elevados dotes de carácter, provado esforço e energia em todas as circunstâncias, quer na gestão diária do serviço no âmbito da proteção e segurança permanente de pessoas e bens no Palácio Nacional de Belém, quer na execução do serviço honorífico, enquanto cerrafila dos pelotões, nomeadamente na realização do Render Solene da Guarda, enaltecendo a imagem de brio e prestígio institucional.

Destacou-se pelo seu saber, organização, supervisão e controlo das tarefas que se encontravam sob a sua responsabilidade, pelo que com uma conduta irrepreensível e elevada abnegação contribuiu para o bom funcionamento da Subunidade, destacando-se o seu empenho como instrutor de tiro do Esquadrão e pela excelência da qualidade das instruções por si ministradas, fruto da sua competência profissional e grande dedicação em serviço de segurança pública.

Como responsável pela arrecadação de material de guerra, salienta-se o seu precioso contributo na gestão, controlo e constante atualização do material de guerra à carga do Esquadrão Presidencial, zelando de forma exemplar pela sua manutenção e conservação, promovendo a operacionalidade do armamento, restante material operacional e honorífico.

Dotado de relevantes qualidades pessoais e excecional espírito de sacrifício no desempenho das funções de Sargento da Guarda ao Palácio, onde granjeou o respeito de todos os militares do Esquadrão Presidencial e evidenciou ser um precioso auxílio do Comando daquela Subunidade.

Pela excelência do seu desempenho, de que resultaram lustre e honra para a Presidência da República e para a Guarda Nacional Republicana, o PrimeiroSargento Manuel Relvas deve ser apontado como um exemplo a seguir, tendo os serviços por si prestados qualificados como extraordinariamente importantes e distintos.

10 de dezembro de 2025.-O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

319951901

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6417169.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda