A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 507/2026, de 16 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Designação do responsável pelo cumprimento normativo, o vice-reitor da Universidade do Minho, Prof. Doutor Nuno Filipe Silva Fernandes Castro.

Texto do documento

Despacho 507/2026

Considerando que o Decreto Lei 109-E/2021, de 9 de dezembro, criou o Mecanismo Nacional Anticorrupção e estabeleceu o Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC), aprovado em anexo ao referido decretolei, e que nos termos do n.º 1 do artigo 5.º do RGPC

«

As entidades abrangidas adotam e implementam um programa de cumprimento normativo que inclua, pelo menos, um plano de prevenção de riscos de corrupção e infrações conexas (PPR), um código de conduta, um programa de formação e um canal de denúncias, a fim de prevenirem, detetarem e sancionarem atos de corrupção e infrações conexas, levados a cabo contra ou através da entidade

»;

Considerando que o n.º 2 do artigo 5.º do referido RGPC prevê que

«

As entidades abrangidas designam, como elemento da direção superior ou equiparado, um responsável pelo cumprimento normativo, que garante e controla a aplicação do programa de cumprimento normativo

»;

Nestes termos, no exercício dos poderes que, em geral, me são conferidos pela Lei e, em especial, pelo artigo 37.º, n.º 1, alínea u), dos Estatutos da Universidade do Minho conjugado com o disposto no n.º 2 do artigo 5.º do referido RGPC:

1-Designo como Responsável pelo Cumprimento Normativo, o ViceReitor da Universidade do Minho, Professor Doutor Nuno Filipe Silva Fernandes Castro.

2-O Responsável pelo Cumprimento Normativo garante e controla a aplicação do Programa de Cumprimento Normativo, exercendo funções de modo independente, permanente e com autonomia decisória, com o apoio do Gabinete de Assessoria Jurídica e o Gabinete de Avaliação e Auditoria Interna.

Publique-se no Diário da República.

29 de dezembro de 2025.-O Reitor, Prof. Doutor Pedro Miguel Ferreira Martins Arezes.

319940154

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6414249.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2021-12-09 - Decreto-Lei 109-E/2021 - Presidência do Conselho de Ministros

    Cria o Mecanismo Nacional Anticorrupção e estabelece o regime geral de prevenção da corrupção

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda