Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 1640/2025, de 28 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Louvor ao Prof. Doutor Paulo Jorge Farmhouse Simões Alberto, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que exerceu as funções de vice-reitor entre 2022 e 2025.

Texto do documento

Louvor 1640/2025

Professor Doutor Paulo Farmhouse Alberto

O Professor Doutor Paulo Jorge Farmhouse Simões Alberto, Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, exerceu as funções de ViceReitor entre 2022 e 2025. Pela sua notável dedicação à Universidade e pela excelência do seu desempenho, entendo dever prestarlhe público louvor.

Licenciado em Línguas e Literaturas Clássicas, em 1989, e Doutorado em Estudos Clássicos, em 1996, ambos pela Faculdade de Letras, construiu, ao longo de mais de três décadas, um percurso académico de exceção, inteiramente ligado à sua Faculdade. Desde 2012 é Professor Catedrático, mantendo sempre a sua atividade científica no Centro de Estudos Clássicos, onde tem desenvolvido um trabalho de investigação de grande rigor e reconhecimento.

Assumiu inúmeras funções de gestão académica, sempre com sentido institucional e espírito de serviço. Foi Director do Programa e do Mestrado em Ciências da Documentação e Informação (2006-2013), Presidente do Departamento de Estudos Clássicos (2008-2009), Subdirector (em 2004-2005 e 2009-2013) e Diretor, cargo que ocupou entre 2013 e 2018, sempre na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Depois, entre 2021 e 2022, foi membro do Conselho Geral da Universidade de Lisboa, tendo sido por mim convidado para o cargo de ViceReitor em 2022.

A sua carreira académica e científica é notável, tanto no contexto nacional como internacional. Esteve ligado a numerosos projetos de investigação, é membro ou coordenador de grupos científicos e tem vasta obra publicada. As suas áreas de ensino e de investigação concentram-se nos Estudos Clássicos, com relevo para a crítica filológica de autores latinos dos séculos vi e vii.

Na Reitoria assumiu, primeiro, o pelouro dos Museus e Jardins e, posteriormente, o dos Serviços de Ação Social. Em ambos, demonstrou um elevado rigor, capacidade de liderança e um raro equilíbrio entre exigência e humanidade. Acompanhou os serviços com atenção exemplar, soube inspirar equipas e promoveu uma relação de confiança e colaboração com as Escolas e os restantes serviços da Universidade. A sua atuação na equipa reitoral foi pautada pela lealdade, ponderação e contributo sereno.

Pela sua competência, integridade e dedicação à Universidade de Lisboa, expresso o meu mais sincero reconhecimento e apreço.

21 de novembro de 2025.-O Reitor, Luís M. A. Ferreira.

319812109

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6363295.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda