Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 1639/2025, de 28 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Louvor ao Prof. Doutor João Ricardo Raposo Figueiredo, professor associado com agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde lecciona no Departamento de Literaturas Românicas e no Programa em Teoria da Literatura, de que é atualmente diretor de curso.

Texto do documento

Louvor 1639/2025

Louvor ao Professor Doutor João Ricardo Raposo Figueiredo

João Ricardo Raposo Figueiredo é Professor Associado com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde leciona no Departamento de Literaturas Românicas e no Programa em Teoria da Literatura, de que é atualmente Diretor de Curso. Coordena ainda a sequência de Textos Fundamentais nas Licenciaturas de Estudos Gerais e Artes e Humanidades.

Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas (1995), e obteve os graus de Mestre (2000), Doutor (2006) e Agregado (2023) em Teoria da Literatura pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É autor e coeditor de cinco livros, mais recentemente, com Teresa Bartolomei, In the Footsteps of Dante:

Crossroads of European Humanism, Berlim, De Gruyter, 2023, e de cerca de trinta artigos e recensões. Traduziu dois livros para a Imprensa da Universidade de Lisboa.

As suas áreas principais de investigação são a literatura portuguesa do século xvi, com relevo para a obra de Luís de Camões, a literatura italiana, a história da arte e a estética, e ainda a teoria da literatura. Orientou ou coorientou vinte dissertações de mestrado e sete teses de doutoramento, todas concluídas.

Por ocasião das comemorações dos 500 anos do nascimento de Camões, concebeu e comissariou uma notável exposição, Meu matalote e amigo Luís de Camões, que esteve patente entre os dias 1 de maio a 27 de julho de 2025 no Centro de Exposições do Pavilhão de Portugal, coincidindo com a sua reabertura ao público. A exposição, com uma linha conceptual e expositiva muito original, reuniu quase 100 peças de muitos dos maiores museus e instituições de cultura nacionais, algumas classificadas como tesouros nacionais, outras poucas vezes expostas. Num percurso que segue a narrativa d’Os Lusíadas e episódios emblemáticos da nossa cultura, a exposição pôs lado a lado a poesia de Camões e obras de arte visuais de épocas muito distintas, sugerindo relações entre textos e imagens como convite à imaginação.

Com esta exposição o Professor João R. Figueiredo contribuiu, de forma decisiva, para a missão da Universidade de Lisboa, como grande instituição de ciência e cultura a nível nacional e internacional, que assim honrou e divulgou uma das maiores figuras da Cultura universal.

Pelo mérito excecional do seu percurso académico, pela originalidade e impacto da exposição que concebeu, e pela forma inspiradora como faz da Universidade um espaço de cultura viva e de pensamento, atribuo ao Professor João R. Figueiredo um público e muito merecido louvor.

21 de novembro de 2025.-O Reitor, Luís M. A. Ferreira.

319812069

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6363294.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda