Professor Doutor Vítor Manuel Azevedo Leitão
O Professor Doutor Vítor Manuel Azevedo Leitão, Professor Associado com Agregação do Instituto Superior Técnico, exerceu as funções de ViceReitor entre 2021 e 2025. Cumpreme, em nome da Universidade de Lisboa, expressar o reconhecimento pelo trabalho excecional que desenvolveu ao longo dos últimos anos. A sua dedicação, competência técnica e integridade foram determinantes para o sucesso de inúmeros projetos de grande importância para a Universidade, para a sua Comunidade Académica e para a cidade de Lisboa.
O Professor Vítor Leitão licenciou-se em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico em 1987 e terminou o mestrado em Engenharia de Estruturas, na mesma escola, em 1990. Doutorou-se pela Portsmouth University em 1994, consolidando depois uma sólida carreira de investigação na área dos elementos de fronteira e dos métodos sem malha, aplicados na resolução de problemas de mecânica estrutural.
A sua liderança, aliada a um compromisso inabalável com os valores da Universidade e com o progresso do país, permitiu a concretização de um vasto conjunto de obras e projetos estruturantes, que contribuíram significativamente para a modernização e melhoria das infraestruturas da Universidade de Lisboa. Entre os projetos de maior destaque, sublinham-se a construção das residências universitárias, que representam um marco importante no apoio aos estudantes, a reabilitação do Pavilhão de Portugal, bem como o lançamento da obra do novo edifício da Faculdade de Letras e a conclusão dos novos edifícios da Faculdade de Farmácia e da Faculdade de Medicina. Estes empreendimentos, pela sua dimensão e impacto, são o testemunho da capacidade de coordenação do Professor Vítor Leitão.
Para além das suas competências técnicas e de gestão, a passagem do Vítor Leitão pela equipa reitoral ficou marcada pela sua simpatia e espírito de partilha e cooperação com os seu colegas. Deixarão a todos saudades as tertúlias matinais, organizadas à volta de uma chávena de café, onde se discutiam os assuntos mais variados:
literatura, história, política, ciência, vida universitária, resultados do fim de semana futebolístico. Apoiante indefetível de passeios a pé, era sem dúvida o membro da equipa reitoral em melhor forma física. Não sendo alheio a este facto, foi sobretudo o seu espírito solidário e de partilha que o levou a participar em inúmeras atividades solidárias durante o período em que exerceu funções como vicereitor.
Pelo inestimável contributo que deu à Universidade de Lisboa, pela sua dedicação e pelos resultados alcançados, é com enorme apreço e gratidão que lhe dirijo este louvor público, em reconhecimento do seu trabalho e do impacto positivo que deixou na nossa instituição.
21 de novembro de 2025.-O Reitor, Luís M. A. Ferreira.
319811745