O Conselho Diretivo, na sua reunião de 3 de outubro de 2025 deliberou, considerando razões de conveniência de serviço e interesse público, designar, em regime de substituição, o mestre Carlos Eduardo Pereira Carvalho, com efeitos a 14 de outubro de 2025, para exercer o cargo de Diretor do Departamento de Estatísticas Económicas.
Encontram-se reunidas as condições justificativas para a presente designação considerando o disposto no artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, que aprova o Estatuto do Pessoal Dirigente da Administração Pública.
O presente despacho produz efeitos desde 14 de outubro de 2025.
A nota curricular do nomeado é publicada em anexo ao presente despacho, dele fazendo parte integrante.
16 de outubro de 2025.-O Presidente do Conselho Diretivo, António Rua.
Nota curricular Carlos Carvalho é licenciado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa e mestre em Estatística e Gestão de Informação pela Nova School of Business and Economics.
Com mais de 30 anos de experiência profissional no Instituto Nacional de Estatística (INE), exerce atualmente as funções de Diretor de Serviço no Departamento de Estatísticas Económicas, responsável pela Unidade de Agricultura e Ambiente.
Ao longo da sua carreira, tem desempenhado funções de coordenação e direção em áreas como estatísticas da agricultura, florestas, pescas, ambiente e desenvolvimento rural, destacando-se na condução dos recenseamentos agrícolas, desenvolvimento e produção de estatísticas ambientais e indicadores agroambientais, produção de indicadores de gestão do espaço urbano e elaboração de estatísticas sobre segurança alimentar, graus de autoaprovisionamento e desperdício alimentar.
Representa Portugal em diversos grupos de trabalho do Eurostat, nas áreas da agricultura, pescas e ambiente, participando ativamente na harmonização e modernização do Sistema Estatístico Europeu. Foi membro das equipas técnicas das Presidências Portuguesas do Conselho da União Europeia (2007 e 2021) e tem colaborado em missões de cooperação internacional com países candidatos à UE e com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
Possui experiência consolidada em liderança de equipas multidisciplinares, negociação interinstitucional e planeamento de operações estatísticas de grande escala. É membro efetivo da Ordem dos Engenheiros e tem participado como orador em diversos seminários e conferências nacionais e internacionais, nas áreas da estatística agrícola, ambiente e desenvolvimento sustentável.
319666301