1-Ao abrigo do disposto no artigo 3.º, n.º 1, alínea c), no artigo 11.º, n.os 1, 2 e 3, e no artigo 12.º do Decreto Lei 11/2012, de 20 de janeiro, designo Diana Sofia Marques Brás para exercer funções de técnica especialista em relações internacionais no meu Gabinete.
2-Para efeitos do disposto no artigo 13.º, n.º 6, daquele diploma, o estatuto remuneratório da designada é o dos adjuntos.
3-De acordo com o disposto no artigo 12.º, alínea a), do mesmo decretolei, a nota curricular da designada é publicada em anexo ao presente despacho.
4-Ao abrigo do artigo 11.º, n.º 3, do mencionado decretolei, o presente despacho produz efeitos a 16 de junho de 2025.
5-Publique-se no Diário da República e promova-se a respetiva publicitação na página eletrónica do Governo.
4 de agosto de 2025.-A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Ana Isabel Marques Xavier.
Nota curricular Diana Sofia Marques Brás.
Assessora em gabinetes governamentais, ao serviço do país e das empresas, com experiência em projetos de localização de investimento, expansão de negócio e estratégias de reforço da competitividade empresarial por meio de ações colaborativas, em rede e em prol das comunidades internas e externas a estas organizações.
Liderou projetos de transformação em sustentabilidade/gestão ESG, conduta empresarial responsável, e parcerias público-privadas locais e internacionais.
Mentora da
Estratégia ESG para as PME
»,
Roteiro das Empresas Sustentáveis
» e coordenadora/autora do manual SustentabilidadeUm Desafio coletivo’ (maio 2024).Foi consultora do Departamento de Comércio do Estado de Washington na Europa, Senior Manager na equipa de Transaction Advisory Services da EY, e Account Manager no UK Trade and Investment (congénere da AICEP no Reino Unido), onde trabalhou predominantemente em projetos relacionados a estratégias comerciais, desde a análise dos níveis de competitividade/atratividade regional e desenvolvimento económico, até à expansão de negócios e estudos de viabilidade.
Mestrado em International Business pela Birkbeck/Universidade de Londres e licenciatura em Ciências Políticas e Relações Internacionais na Universidade Nova de Lisboa.
Voluntária em projetos comunitários com refugiados e crianças.
Cofundadora do movimento
Faz
» de apoio a crianças Talibé na GuinéBissau.319397244