Louvo o Dr. Júlio Alexandre Pacheco César pela forma muito competente, empenhada e pragmática como exerceu as funções de elemento de ligação do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) aos Serviços de Informações de Segurança (SIS) e, desde início de 2023, de Chefe do Departamento de Operações do CNCS e por inerência do CERT.PT, entidade incontornável e fundamental na coordenação da resposta a incidentes de cibersegurança que ocorram no ciberespaço de interesse nacional.
Ao longo deste período evidenciou, consistentemente, e de uma forma que colhe o meu maior agrado, relevantes qualidades pessoais, acentuado espírito de missão, elevado sentido das responsabilidades, de capacidades pedagógicas e de liderança inspiradora e firme, as quais, alicerçadas num sólido quadro de valores, dos quais destaco a sua inabalável lealdade, em muito tem contribuído para o enquadramento e criação da cultura organizacional da sua jovem equipa, e assim para o crescimento e afirmação da entidade do CERT.PT, que tem hoje uma importância ímpar na sociedade portuguesa, em face do incremento assinalável, quer no número quer na sofisticação, dos incidentes de cibersegurança que diariamente assolam o ciberespaço de interesse nacional.
Fruto da sua perseverança, resiliência psicológica, de sentido prático e de vontade de bem fazer, a ação do Dr. Júlio César relevou-se ainda decisiva na consolidação da participação de Portugal na rede EU-CyCLONe-European CYber Crisis Liaison Organisation Network, que é um instrumento fundamental para desenvolver a partilha de informações e do conhecimento da situação em tempo útil, com base nas infraestruturas, ferramentas e apoio fornecidos pela ENISA (Agência da UE para a cibersegurança).
Ao nível das relações com entidades externas, e fruto da credibilidade profissional que foi grangeando ao longo do tempo, conjugada com a sua personalidade afável e conciliadora, foi exímio e também muito determinado na criação de pontes e de fortes laços de coesão na comunidade, designadamente no contexto do G4 e da Rede Nacional de CSIRTS, que hoje é, no seu conjunto, pela sua dimensão e robustez, um forte pilar para a eficácia na resposta a incidentes de cibersegurança que impactem o ciberespaço de interesse nacional.
Assim, é com inteira justiça que, ao abrigo da competência que me é conferida pela alínea e) do n.º 2 do artigo 7.º, do Estatuto do Pessoal Dirigente, louvo o Dr. Júlio Alexandre Pacheco César pelos serviços prestados ao longo destes anos no CNCS, bem como pelo conjunto de excelentes qualidades pessoais e profissionais que patenteia, contribuindo de forma assinalável para a eficácia, prestígio e cumprimento da missão do Centro Nacional de Cibersegurança, considerando os seus serviços altamente meritórios e dignos de público testemunho.
27 de maio de 2025.-O DiretorGeral, António Gameiro Marques, ContraAlmirante.
319238046