Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 7368/2025, de 3 de Julho

Partilhar:

Sumário

Concessão da Medalha Naval de «Vasco da Gama» ao 195971, Capitão-de-Mar-e-Guerra Fuzileiro José António de Oliveira Rocha e Abreu.

Texto do documento

Despacho 7368/2025

O 195971 Capitão-de-mar-e-guerra Fuzileiro José António de Oliveira Rocha e Abreu passou à situação de Reforma, em 24 de maio de 2013, tendo, após esta data e de forma determinada, contribuído indelevelmente para a preservação e para a divulgação da história e património da Marinha Portuguesa.

Demonstrando um espírito de serviço exemplar e um inabalável compromisso com os valores da Marinha, o Comandante Rocha e Abreu dedicou-se, voluntariamente, ao estudo e à realização de visitas guiadas a locais de elevado interesse histórico, relacionados com a História da Marinha, de que são exemplos, a antiga área de construção naval conhecida por Ribeira das Naus, o Hospital da Marinha, o Quartel de Marinheiros em Alcântara, os fornos de biscoito de Vale de Zebro, o Palácio Real do Alfeite, a Fragata D. Fernando II e Glória, o Museu de Marinha e a Capela de S. Roque. Estas visitas, que já envolveram mais de 8.400 participantes, contribuíram decisivamente para a valorização do património históriconaval e para o reforço da ligação da Marinha à sociedade civil.

Enalteço, também, o papel do Comandante Rocha e Abreu na divulgação das tradições e da História da Marinha através da participação no programa televisivo “Visita Guiada”, da RTP2, na realização de diversas conferências e seminários sobre a História da Expansão Portuguesa, na participação nos webinars sobre a História dos Fuzileiros e sobre os 60 anos do Museu dos Jerónimos. Relevo, ainda, os inúmeros artigos que escreveu para publicações especializadas, promovendo o conhecimento da História Naval Portuguesa e enaltecendo o papel da Marinha na construção da identidade nacional.

Membro efetivo da Academia de Marinha e membro da Direção da Confraria Marítima de Portugal, não posso deixar de destacar o seu envolvimento direto no processo de restauro da Capela de S. Roque, bem como a sua ação como Presidente do Grupo de Amigos do Museu de Marinha, um dos museus mais emblemáticos de Portugal, onde desenvolve uma intensa atividade na promoção deste órgão da Direção Cultural da Marinha, responsável pela preservação e divulgação do legado marítimo português, desde os Descobrimentos até à era moderna, nos domínios do património cultural, histórico e científico.

A sua ação, pautada pela incansável dedicação, rigor histórico e espírito de missão, tem sido amplamente reconhecida por entidades civis e militares, nacionais e estrangeiros, e constitui um exemplo inspirador de cidadania ativa e de dedicação à Marinha e a Portugal.

Pelo exposto, considero, assim, ser de elementar justiça enaltecer as elevadas e relevantes qualidades humanas do Capitão-de-mar-e-guerra Fuzileiro José António de Oliveira Rocha e Abreu e a forma excecional como tem contribuído para a causa pública, através da divulgação da história, da ciência, dos assuntos relacionados com o mar e do património cultural da Marinha, considerando que os seus relevantes serviços contribuíram, expressivamente, para o prestígio e relevo da Marinha Portuguesa.

Assim, ao abrigo do disposto no artigo 3.º do Decreto Lei 49052, de 11 de junho de 1969, é concedida a Medalha Naval de “Vasco da Gama” ao Capitão-de-mar-e-guerra Fuzileiro José António de Oliveira Rocha e Abreu.

26-05-2025.-O Almirante Chefe do EstadoMaior da Armada, Jorge Nobre de Sousa, Almirante.

319231769

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6231672.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda