Louvo, por proposta do diretor-geral de Política de Defesa Nacional, a 120630-D, Coronel PSI, Cristina Paula Almeida Fachada, pela forma extraordinariamente competente e empenhada como desempenhou as funções que lhe foram cometidas na assessoria ao diretor-geral da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional (DGPDN), entre 2 de maio de 2023 e 30 de setembro de 2024, mantendo-se como colaboradora para as Comemorações dos 500 Anos de Camões, em acumulação com a colocação na Força Aérea, até ao dia 8 de abril de 2025.
A Coronel Cristina Fachada, através da sua postura assertiva e atitude diligente, proativa, perfecionista e altamente competente, procurou sempre garantir que todos os documentos produzidos nesta Direção-Geral fossem uniformizados e isentos de qualquer tipo de erros. Neste âmbito, criou modelos padronizados para os diferentes tipos de documentos e criou processos essenciais para garantir a continuidade das melhores práticas.
Como assessora da Direção destacou-se na gestão documental, demonstrando elevado sentido de responsabilidade e compromisso com o serviço. Militar de trato fácil e extremamente educada, apresenta uma serenidade rara, refletida na sua notável organização. A sua conduta, pautada por um exemplar espírito de colaboração e sentido de missão, traduziu-se em sólidas relações de entreajuda com os demais colaboradores dos serviços da DGPDN.
No âmbito das Comemorações dos 500 Anos de Camões, a sua colaboração com esta Direção-Geral, enquanto coordenadora e revisora, culminou com o lançamento do livro Os 500 Anos de Camões e a Defesa Nacional, no dia 9 de abril de 2025. O seu rigor, dedicação e empenho foram fundamentais para a qualidade final da obra.
Pelo seu extraordinário desempenho, bem como pela manifestação inequívoca de qualidades e virtudes de natureza extraordinária, das quais se destacam invulgar competência profissional, apurado sentido de lealdade, considero de toda a justiça dar público testemunho da forma como a Coronel Cristina Fachada desempenhou as suas funções nesta Direção-Geral, pautando a sua ação por um vincado sentido de serviço público, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da DGPDN e do Ministério da Defesa Nacional.
Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º, atento o disposto no artigo 25.º, na alínea a) do n.º 1 do artigo 26.º e na alínea a) do n.º 1 do artigo 27.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, na sua redação atual, concedo a Medalha da Defesa Nacional, 1.ª classe, à 120630-D, Coronel PSI, Cristina Paula Almeida Fachada.
15 de abril de 2025. - O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo.
318960379