A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 192/2025/1, de 17 de Abril

Partilhar:

Sumário

Define o número máximo de coordenadores, consultores e associados do CEJURE ― Centro Jurídico do Estado.

Texto do documento


Portaria 192/2025/1

de 17 de abril

O CEJURE - Centro Jurídico do Estado, criado pelo Decreto-Lei 68/2024, de 8 de outubro, como novo centro de excelência jurídica do Estado com base na estrutura existente e evoluindo a partir dela para um âmbito de atuação mais alargado, presta serviços jurídicos transversais à Administração Pública, mediante um quadro de especialistas qualificados.

No quadro da reforma da Administração Pública em curso, o CEJURE passou a prestar apoio jurídico e contencioso à totalidade dos membros do Governo, bem como aos órgãos e serviços integrados na administração direta do Estado ou a outras entidades da Administração Pública que sejam identificados por portaria.

O alargamento do seu âmbito de atuação implica um correspondente reforço dos recursos humanos existentes, pelo que, sem prejuízo do disposto nos n.os 1 e 3 do artigo 23.º do Decreto-Lei 68/2024, de 8 de outubro, se torna indispensável definir agora o número máximo dos seus coordenadores, consultores e associados, de forma que o CEJURE esteja em condições de exercer as suas atribuições.

Assim, ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 8.º do Decreto-Lei 68/2024, de 8 de outubro, manda o Governo, pelo Ministro de Estado e das Finanças e pelo Ministro da Presidência, no uso das competências delegadas pelo Primeiro-Ministro, pelo Despacho 1277/2025, publicado no Diário da República, 2.ª série, de 29 de janeiro de 2025, o seguinte:

Artigo 1.º

Objeto

A presente portaria procede à definição do número máximo de coordenadores, consultores e associados do CEJURE.

Artigo 2.º

Coordenadores e consultores do CEJURE

O número máximo de coordenadores e consultores que podem exercer funções no CEJURE é fixado, em ambos os casos, em 8.

Artigo 3.º

Associados do CEJURE

O número máximo de associados que podem exercer funções no CEJURE é fixado em 24 de nível 1, e em 20, de nível 2.

Artigo 4.º

Norma transitória

1 - Até 31 de dezembro de 2025, o número máximo de coordenadores e consultores a exercer funções no CEJURE é fixado, em ambos os casos, em 6.

2 - Até 31 de dezembro de 2025, o número máximo de associados a exercer funções no CEJURE é fixado em 20 de nível 1, e em 8, de nível 2.

3 - Até 31 de dezembro de 2026, o número máximo de coordenadores e consultores a exercer funções no CEJURE é fixado, em ambos os casos, em 7.

4 - Até 31 de dezembro de 2026, o número máximo de associados a exercer funções no CEJURE é fixado em 22 de nível 1, e em 14, de nível 2.

O Ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, em 14 de abril de 2025. - O Ministro da Presidência, António Leitão Amaro, em 11 de abril de 2025.

118948472

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6145379.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda