Torna-se público que por deliberação 030/CD/2025 do Conselho Diretivo do Infarmed, I. P. de 27 de março de 2025, foi designado, em regime de substituição, Rui Pedro da Costa Vilar, para o cargo de diretor da Unidade de Procedimentos B (DAM/UGP-B) da Direção de Avaliação de Medicamentos, cargo de direção intermédia de 2.º grau, com efeitos a 1 de abril de 2025.
8 de abril de 2025. - A Diretora dos Recursos Humanos, Financeiros e Patrimoniais, Ana Rita Lopes Mendes Aleluia.
Nota curricular
Dados pessoais:
Nome: Rui Pedro da Costa Vilar
Data de nascimento: 23-07-1978
Naturalidade: Lisboa
Habilitações académicas:
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa;
Pós-graduação em Avaliação Económica de Medicamentos, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa e Faculdade de Farmácia (FF) da Universidade de Lisboa;
Licenciatura em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.
Experiência profissional
Direção da Unidade de Manutenção no Mercado da Direção de Avaliação de Medicamentos do INFARMED, I. P.;
Grupo de Coordenação para os Procedimentos de Reconhecimento Mútuo e Descentralizado - CMDh (membro suplente);
Emergency task force da Agência Europeia de Medicamentos;
Autorização de introdução no mercado (AIM), alteração, renovação, arbitragem, revogação e caducidade de AIM - procedimento nacional, reconhecimento mútuo/descentralizado Estado membro envolvido e referência. Autorização de importação paralela e autorização de comercialização de medicamentos sem autorização ou registo válidos em Portugal;
Gestão de sistema de gestão de qualidade (ISO 9001) e auditorias internas da qualidade;
Metodologia Kaizen na gestão de equipas. Identificação de medicamentos - normas ISO IDMP; Direção de projetos de sistemas de informação. Envolvimento em programas telemáticos da rede regulamentar europeia.
Publicações:
R. Vilar, R. Loureiro. Risk as a regulatory Tool. Rev Port Farmacoter 2013; 5: 108-116 R. Vilar, M. C. Lechner et al.. Association of A313G polymorphism (GSTP1*B) in the glutathione-S-transferase P1 gene with sporadic Parkinson´s Disease. European Journal of Neurology 2006; 14 (2): 156-161.
318928416