Louvo, por proposta do Administrador Apostólico da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança, o Rev.mo NIP 131436-L, Coronel-Capelão Leonel Marques de Castro, pela forma marcadamente exemplar como exerceu o cargo de capelão-adjunto da Força Aérea, desde 14 de junho de 2024.
Se ao sacerdote se pode e deve louvar a devoção pastoral e ao militar o forte e patente espírito de missão, o maior elogio, esse, reside nas suas inexcedíveis capacidades e atributos humanos, que tão bem o definem e com os quais soube esculpir uma ação e uma relação com todos, e de que todos estão reconhecidas e penhoradamente gratos.
Imbuído de um forte sentido de honra e dignidade, e formado em sólidas bases humanistas, que diariamente evidenciou, tanto no trato como na tolerância, o Padre Leonel Marques de Castro, humilde e sempre disponível, soube de todos retirar o que de melhor tinham para oferecer, e de todos recebeu o que mais ambicionava: carinho, respeito e profunda amizade.
Senhor de uma sólida ética de serviço ao próximo, o Coronel-Capelão Leonel Marques de Castro destacou-se, também, pela extraordinária disponibilidade e capacidade de trabalho, sensível a todos quantos ao longo dos anos com ele diariamente privou. Fosse por motivos de serviço, ou por mera necessidade do seu conselho, todos encontraram nele uma permanente disponibilidade e dele mereceram interessado afeto e amizade, assim se explicando, naturalmente, todo o respeito e consideração de que é hoje justo credor.
O Coronel-Capelão Leonel Marques de Castro, pela forma exemplar como exerceu as funções, ao longo da sua carreira militar, e pelas suas qualidades pessoais e militares, as quais muito dignificam e honram a Força Aérea e as forças armadas de Portugal é, assim, digno do melhor elevo e enaltecimento, sendo por isso inteiramente justo e merecido o público louvor ora lavrado.
19 de março de 2025. - O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo.
318842929