Despacho 2524/2025, de 24 de Fevereiro
- Corpo emitente: Economia - Gabinete de Investigação de Acidentes Marítimos e da Autoridade para a Meteorologia Aeronáutica
- Fonte: Diário da República n.º 38/2025, Série II de 2025-02-24
- Data: 2025-02-24
- Parte: C
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Texto do documento
O Decreto-Lei 236/2015, de 14 de outubro, que criou o Gabinete de Investigação de Acidentes Marítimos e da Autoridade para a Meteorologia Aeronáutica, foi alterado pelo Decreto-Lei 75/2024, de 22 de outubro, transferindo as atribuições em sede de meteorologia aeronáutica, do Gabinete de Investigação de Acidentes Marítimos para a Autoridade Nacional de Aviação Civil, passando a designar-se, doravante, Gabinete de Investigação de Acidentes Marítimos (GAMA).
O GAMA dispõe de um modelo estrutural misto, sendo as funções investigação na área dos acidentes no setor do transporte marítimo, exercidas através de uma estrutura matricial.
O chefe da equipa multidisciplinar é, nos termos do disposto no n.º 3, do artigo 8.º do supracitado Decreto-lei, equiparado a cargo de direção intermédia de 1.º grau.
Nestes termos e pelo presente despacho, designo como Chefe da Equipa Multidisciplinar e responsável pelas Investigações de Acidentes Marítimos o licenciado Tiago Nuno Costa Moreira Sarandes Teixeira, cuja nota curricular evidencia o perfil adequado e demonstrativo de aptidão e experiência profissional necessárias para o desempenho deste cargo. O presente despacho produz efeitos a 1 de janeiro de 2025.
18 de fevereiro de 2025. - O Diretor, Miguel Sequeira.
Nota Curricular
Tiago Nuno Costa Moreira Sarandes Teixeira
Data de nascimento 23/03/1972
Formação académica e profissional:
Licenciatura em Pilotagem pela Escola Superior Náutica Infante D. Henrique.
Conclusão do 1.º ano do Mestrado em transportes Marítimos, pela Escola Superior Náutica Infante D. Henrique.
Experiência profissional mais relevante:
Investigador de acidentes marítimos (GPIAM e GAMA), responsável por toda a organização das investigações de segurança marítima e trabalhos desenvolvidos com outras entidades nacionais e internacionais (01/06/2015 até à presente data).
Inspetor de navios do Estado Bandeira, coordenador da náutica de recreio, auditor a instalações portuárias no âmbito do código internacional para a proteção de navios e instalações portuárias e operador de sistema de monitorização de navios na Administração Marítima Portuguesa (IPTM e DGRM) (2002 a 2015).
Colabora com o Tribunal Marítimo na qualidade de assessor técnico e perito.
Analista na Organização Marítima Internacional para assuntos relacionados com relatórios de investigação de segurança marítima.
Parte do grupo de peritos nacionais do processo regular das Nações Unidas para a avaliação global do estado do ambiente marinho.
318704823
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6082251.dre.pdf .
Ligações deste documento
Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):
-
2015-10-14 -
Decreto-Lei
236/2015 -
Ministério da Agricultura e do Mar
Cria o Gabinete de Investigação de Acidentes Marítimos e da Autoridade para a Meteorologia Aeronáutica
-
2024-10-22 -
Decreto-Lei
75/2024 -
Presidência do Conselho de Ministros
Transfere as atribuições, em sede de meteorologia aeronáutica, do Gabinete de Investigação de Acidentes Marítimos para a Autoridade Nacional de Aviação Civil.
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/6082251/despacho-2524-2025-de-24-de-fevereiro