Louvor 135/2025
Louvo o inspetor da Polícia Judiciária Carlos Manuel Almeida Costa, coordenador-adjunto do Gabinete de Coordenação e Gestão Integrada de Fronteiras (GCGIF) da Unidade de Coordenação de Fronteiras e Estrangeiros (UCFE), do Sistema de Segurança Interna (SSI), pela excecional competência, notável profissionalismo e extraordinária dedicação que tem vindo a demonstrar no desempenho das suas funções no GCGIF.
Colocado na UCFE em 29 de outubro de 2023, o inspetor da Polícia Judiciária Carlos Manuel Almeida Costa assumiu a coordenação do GCGIF em 7 de junho de 2024 e desde logo evidenciou as suas qualidades profissionais e humanas, tendo-se integrado facilmente e cumprindo de forma exemplar as funções que lhe foram atribuídas, numa estreita articulação com o coordenador geral, com os demais coordenadores adjuntos e com a equipa que passou a chefiar, tendo assumido a coordenação de vários dossiers importantes, atribuídos ao GCGIF, onde se destaca a elaboração da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Fronteiras e respetivo plano de ação, o protocolo EUROSUR, a constituição da Rede Nacional de Análise de Risco e o Plano de Desenvolvimento das Capacidades Nacionais, a par do Plano de Vulnerabilidades.
Para além destes assuntos estruturantes na gestão integrada de fronteiras, ponderam ainda ao nível do GCGIF outras tarefas, nomeadamente a elaboração de relatórios de informação de situação diárias, mensais e semestrais e outros produtos de Intelligence, tratados ao nível do Centro de Intelligence de Análise de Risco Estratégico, cuja implementação foi proposta pelo inspetor da Polícia Judiciária Carlos Manuel Almeida Costa.
Enquanto coordenador adjunto e responsável pelo GCGIF, o inspetor da Polícia Judiciária Carlos Manuel Almeida Costa tem ainda como atribuição coordenar a cooperação das forças e serviços de segurança entre si em matéria de circulação de pessoas, de retorno e de controlo de pessoas na fronteira, assim como promover a articulação entre as forças de segurança, com a AIMA e o IRN, tendo uma particular ligação ao MNE, funções que tem vindo a desempenhar de forma leal, com disciplina, dedicação e inexcedível disponibilidade, caraterísticas que têm sido enaltecidas e referenciadas em algumas ocasiões, revelando-se um exemplar colaborador da estrutura dirigente da UCFE e do SSI.
As excelentes qualidades humanas que o caracterizam, onde impera a sinceridade, lealdade, humildade, dinamismo, entreajuda, bom senso, educação, disciplina, a par das suas qualidades profissionais onde se destaca o elevado espírito de missão, tornam o inspetor da Polícia Judiciária Carlos Manuel Almeida Costa merecedor deste público louvor.
31 de janeiro de 2025. - O Secretário-Geral Adjunto do Sistema de Segurança Interna, Manuel António da Silva Vieira.
318646114
Louvor 135/2025, de 7 de Fevereiro
- Corpo emitente: Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete da Secretária-Geral do Sistema de Segurança Interna
- Fonte: Diário da República n.º 27/2025, Série II de 2025-02-07
- Data: 2025-02-07
- Parte: C
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Louva o inspetor da Polícia Judiciária Carlos Manuel Almeida Costa pela forma como tem vindo a desempenhar funções no Gabinete de Coordenação e Gestão Integrada de Fronteiras, da Unidade de Coordenação de Fronteiras e Estrangeiros do Sistema de Segurança Interna.
Texto do documento
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6066179.dre.pdf .
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/6066179/louvor-135-2025-de-7-de-fevereiro