Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 116/2025, de 30 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Louva a licenciada Ana Isabel Oliveira de Freitas.

Texto do documento

Louvor 116/2025



Ana Isabel Oliveira de Freitas, chefe da Divisão de Desenvolvimento Organizacional e Relações Internacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, ingressou nos quadros desta Autoridade em 2004, tendo desde então percorrido um sólido e sustentado percurso profissional, alicerçado numa postura caracterizada pela permanente dedicação, visão estratégica e compromisso com o serviço público, em especial na área da proteção e do socorro.

Ao longo deste período, a sua liderança tem sido essencial para o fortalecimento de parcerias globais, para a promoção de valores de solidariedade e para a construção de pontes que transcendem fronteiras, culturas e desafios. Com determinação e competência, tem elevado o nome e a reputação da proteção civil nacional em diversos patamares, inspirando confiança e respeito em todas as interações, quer ao nível nacional, quer internacional.

Sob a sua direção e orientação, foram alcançados marcos muito relevantes, sobretudo no domínio da cooperação internacional, sendo de destacar a sua participação em processos críticos e de elevada complexidade, no quadro dos quais foi a sua tenacidade, saber e empenho absolutamente fundamentais para os sucessos conquistados. Entre estes, assumem especial destaque as funções de coordenadora da Equipa de Missão para o planeamento e organização da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia em 2021 (PPUE 2021), presidente do Grupo de Trabalho de Proteção Civil do Conselho da União Europeia durante aquela presidência, e coordenadora-adjunta para a organização do Fórum Europeu para a Redução do Risco de Catástrofes, em 2021. Ana Freitas integrou ainda a equipa nacional que planeou e organizou o exercício europeu CASCADE’19, que teve lugar em Portugal, e assume as funções de Secretária da Comissão Nacional de Proteção Civil, desde 2011.

Tendo sido especialmente exigente a coordenação dos trabalhos na área da proteção civil durante a última presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, Ana Freitas soube conjugar brilhantemente as suas características pessoais com os seus profundos e sólidos conhecimentos técnicos, garantindo o desejado nível de sucesso, nomeadamente na aprovação de legislação de alto relevo para o futuro do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

Ana Isabel Oliveira de Freitas é hoje um dos mais relevantes quadros da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, tendo-se destacado nos vários processos de enorme complexidade em que esteve envolvida, granjeando, ao longo dos anos, consideração, respeito e reconhecimento por parte dos seus pares e dando um contributo incontornável para o reforço do papel de Portugal no quadro das políticas de proteção civil na esfera internacional.

Assim, e pelo exposto, Ana Isabel Oliveira de Freitas é merecedora que os serviços por si prestados ao País, alicerçados nos fundamentais valores revelados, sejam publicamente reconhecidos através deste público louvor.

13-01-2025. - O Presidente, Duarte da Costa.

318613163

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6054712.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda