A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso do Banco de Portugal 1/2025, de 17 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Altera o Aviso do Banco de Portugal relativo à prestação de informação aos clientes bancários sobre o regime de garantia pessoal do Estado para a concessão de crédito à habitação própria e permanente a jovens até 35 anos.

Texto do documento

Aviso do Banco de Portugal n.º 1/2025



Através do Aviso 6/2024, o Banco de Portugal concretizou os deveres de divulgação de informação ao público e de prestação de informação aos clientes bancários sobre o regime de garantia pessoal do Estado para viabilização de concessão de crédito à habitação própria e permanente a jovens até 35 anos, previsto no Decreto-Lei 44/2024, de 10 de julho, e regulamentado pela Portaria 236-A/2024/1, de 27 de setembro.

Entre outros aspetos, estabelece-se que as instituições devem disponibilizar um conjunto de informações, em suporte duradouro, aos clientes que, aos balcões ou através de meios de comunicação à distância, manifestem interesse na obtenção de informações sobre o regime de garantia pessoal do Estado, podendo, para o efeito, utilizar o modelo constante do anexo ao referido Aviso (cf. artigo 3.º, n.º 3).

No referido modelo de informação é apresentado um exemplo ilustrativo da fórmula de cálculo do montante coberto pela garantia pessoal do Estado nas situações em que o montante financiado é inferior ao montante da transação. Este exemplo visava esclarecer os clientes bancários sobre um aspeto relevante do regime regulado no n.º 12 do artigo 3.º da Portaria 236-A/2024/1, nos termos do qual “[...] o montante da garantia pessoal do Estado não pode ultrapassar 15 % do valor da transação do prédio urbano ou de fração autónoma de prédio urbano, devendo esta percentagem ser ajustada para um valor proporcionalmente inferior no caso de a instituição de crédito financiar menos de 100 % do valor da transação”.

Considerando que a Direção-Geral do Tesouro e Finanças, entidade que presta a garantia pessoal do Estado, divulgou publicamente um entendimento sobre esta questão, apresentando exemplos ilustrativos que apoiam os clientes bancários no cálculo do montante coberto, em cada caso, pela garantia, o Banco de Portugal entende que deixa de se afigurar pertinente a disponibilização da referida informação pelas instituições.

Estando em causa uma ligeira modificação do conteúdo do modelo de informação, cuja utilização pelas instituições é meramente voluntária, entende-se que o presente Aviso não afeta “de modo direto e imediato direitos ou interesses legalmente protegidos dos cidadãos”, pelo que não foi realizada audiência dos interessados, nos termos previstos no artigo 100.º do Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei 4/2015, de 7 de janeiro, na redação em vigor.

Assim, no uso das competências que lhe são atribuídas pelo n.º 4 do artigo 77.º do Regime Geral das Instituições de Crédito e das Sociedades Financeiras, aprovado pelo Decreto-Lei 298/92, de 31 de dezembro, na redação em vigor, bem como pelo n.º 4 do artigo 14.º e pelo n.º 3 do artigo 22.º, ambos do Decreto-Lei 74-A/2017, de 23 de junho, na redação em vigor, o Banco de Portugal determina o seguinte:

Artigo 1.º

Objeto

O presente Aviso procede à alteração do Aviso 6/2024, de 31 de dezembro.

Artigo 2.º

Alteração ao Aviso 6/2024, de 31 de dezembro

O modelo de informação aprovado em anexo ao Aviso 6/2024, de 31 de dezembro, passa a ter a redação constante do anexo ao presente Aviso.

Artigo 3.º

Entrada em vigor

O presente Aviso entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

7 de janeiro de 2025. - O Governador, Mário Centeno.

Anexo ao Aviso

Modelo de informação sobre Garantia Pública no Crédito à Habitação para Jovens

A imagem não se encontra disponível.


318566735

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6039718.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1992-12-31 - Decreto-Lei 298/92 - Ministério das Finanças

    Aprova o regime geral das instituições de crédito e sociedades financeiras.

  • Tem documento Em vigor 2017-06-23 - Decreto-Lei 74-A/2017 - Finanças

    Transpõe parcialmente a Diretiva 2014/17/UE, relativa a contratos de crédito aos consumidores para imóveis destinados a habitação

  • Tem documento Em vigor 2024-07-10 - Decreto-Lei 44/2024 - Presidência do Conselho de Ministros

    Estabelece as condições em que o Estado pode prestar garantia pessoal a instituições de crédito com vista à viabilização de concessão de crédito à habitação própria e permanente a jovens até aos 35 anos.

  • Tem documento Em vigor 2024-09-27 - Portaria 236-A/2024/1 - Finanças, Infraestruturas e Habitação e Juventude e Modernização

    Procede à regulamentação das condições da concessão de garantia pessoal pelo Estado para assegurar a realização, por parte de instituições de crédito com sede em Portugal e sucursais em Portugal de instituições de crédito com sede no estrangeiro, de operações de crédito com vista à aquisição da primeira habitação própria permanente.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda