A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 749/2025, de 16 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Designa os peritos do Comité de Acompanhamento Especializado.

Texto do documento

Despacho 749/2025



Pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 201/2024, de 30 de dezembro, foi aprovado o desenvolvimento de um Modelo de Linguagem em Grande Escala da Língua Portuguesa de Portugal (LLM Português), como umas das medidas que concretiza a visão e a ambição de Portugal para a Inteligência Artificial (IA), designadamente para apoiar a investigação, a inovação e o empreendedorismo em Inteligência Artificial e estimular a adoção e a utilização da IA nos setores público e privado.

O n.º 7 da Resolução de Conselho de Ministros n.º 201/2024, de 30 de dezembro, determina a criação do Comité de Acompanhamento Especializado responsável por assegurar as melhores práticas de desenvolvimento de Modelos de Linguagem de Grande Escala, o cumprimento dos princípios éticos e de segurança e por aconselhar sobre o potencial de aplicações do modelo nos diversos setores de atividade. Este Comité terá ainda a responsabilidade de aconselhar acerca da elaboração e da execução da Agenda Nacional de Inteligência Artificial, sendo esta uma iniciativa integrante da Estratégia Digital Nacional.

Por fim, determinou-se que o referido Comité é constituído por peritos em Inteligência Artificial e presidido por uma personalidade de reconhecido mérito, os quais são designados pelos membros do Governo competentes em matéria da Ciência e da Modernização e Digitalização.

Assim, nos termos e para os efeitos do n.º 7 da citada resolução de Conselho de Ministros, determina-se o seguinte:

1 - São designados para integrar o Comité de Acompanhamento Especializado, como peritos:

a) Arlindo Oliveira, presidente do INESC e professor catedrático no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, que preside ao Comité;

b) Goreti Marreiros, presidente da Associação Portuguesa para Inteligência Artificial e professora coordenadora principal Instituto Superior de Engenharia do Porto;

c) Daniela Braga, em representação do consórcio Accelerat.ai, agenda mobilizadora no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência;

d) Paulo Dimas, em representação do consórcio Center for Responsible AI, agenda mobilizadora no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

2 - As designações referidas no número anterior fundamentam-se na idoneidade, reconhecida experiência e competência profissional para o desempenho dos cargos, evidenciada nas notas curriculares anexas ao presente despacho, do qual fazem parte integrante.

3 - O exercício das funções previstas no presente despacho não confere o direito a qualquer prestação, independentemente da respetiva natureza, designadamente a título de remuneração, abono, compensação, subsídio, senhas de presença ou ajudas de custo.

4 - O presente despacho entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação no Diário da República.

12 de janeiro de 2024. - O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre. - 9 de janeiro de 2024. - A Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.

ANEXO

Notas curriculares

Prof. Doutor Arlindo Oliveira

É doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Universidade da Califórnia em Berkeley, tem licenciatura e mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST).

É professor catedrático do IST.

É presidente do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC), administrador não executivo da Caixa Geral de Depósitos e professor convidado da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau.

Publicou cinco livros, traduzidos em diversas línguas, e centenas de artigos científicos e de divulgação, nas áreas da inteligência artificial, aprendizagem automática, algoritmia e otimização, tendo feito contribuições científicas nas áreas da visão por computador, arquiteturas para aprendizagem profunda e algoritmos para análise de dados.

Foi presidente do IST, da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial e do INESC-ID, diretor do nó português da rede europeia de dados biológicos ELIXIR, membro do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Conselho Consultivo do Painel de Ciência e Tecnologia do Parlamento Europeu (STOA), professor visitante do MIT e da Universidade de Tóquio e investigador do CERN e dos Cadence Research Laboratories.

É membro da Academia das Ciências de Lisboa, da Academia da Engenharia, do ACM e do IEEE.

Recebeu diversos prémios e distinções, entre os quais o prémio Universidade Técnica de Lisboa/Santander por excelência na investigação, em 2009.

Prof.ª Doutora Goreti Marreiros

É doutorada em Informática pela Universidade do Minho, tem mestrado em Gestão de Informação e licenciatura em Ciências da Computação pela Universidade do Porto.

É professora coordenadora principal do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) - Instituto Politécnico do Porto (IPP) - e diretora do GECAD (Grupo de Investigação em Engenharia Inteligente e Computação para Inovação Avançada e Desenvolvimento).

É presidente da APPIA (Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial), é membro sénior do IEEE, (Institute of Electrical and Electronics Engineers), é ainda subdiretora do mestrado em Engenharia de IA e membro do Conselho Científico do ISEP.

É coautora de mais de 200 artigos científicos publicados em revistas internacionais, conferências e livros.

É perita na Fundação para a Ciência e Tecnologia e na Agência Nacional de Inovação, entre outras entidades.

Prof.ª Doutora Daniela Braga

É doutorada em Síntese de Fala conjuntamente pela Universidades da Corunha, Universidade do Minho e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas: Estudos Portugueses pela Universidade do Porto e Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade do Minho.

É fundadora e diretora executiva da Defined.ai, uma das scale-ups de crescimento mais rápido no setor da Inteligência Artificial (IA).

Lecionou em universidades na Europa e na Universidade de Washington, sendo autora de mais de 100 artigos científicos e detentora de várias patentes.

Trabalhou na Microsoft durante 7 anos antes de fundar a Defined.ai em 2015, o maior marketplace de dados de treino para IA obtidos de forma ética.

Foi nomeada em 2021 para o National Artificial Intelligence (AI) Research Resource Task Force (NAIR), um grupo de 12 membros que aconselhou o presidente dos EUA sobre a estratégia nacional de IA.

Tem contribuído para o Fórum Económico Mundial, é frequentemente oradora nas Nações Unidas e é consultada por vários países sobre o futuro da IA Ética.

Paulo Dimas

Frequentou o curso de Engenharia Informática, ramo de inteligência artificial, no Instituto Superior Técnico (IST).

É diretor executivo do Centro para Inteligência Artificial Responsável, um consórcio de startups, centros de investigação e líderes de indústria cuja missão é criar a próxima geração de produtos de IA baseados nos princípios e tecnologias da IA responsável.

É vice-presidente de Inovação na Unbabel, empresa na área da Inteligência Artificial, líder mundial em tradução automática combinada com intervenção humana. Liderou o desenvolvimento de novos produtos inovadores baseados em IA.

Ingressou no INESC aos 16 anos para desenvolver investigação em tecnologias de software.

318559007

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6038697.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda