Despacho 348/2025
Ao longo de décadas de serviço público, o Dr. Isaltino Morais tem sido um defensor incansável das causas e da missão da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional, determinado na promoção do mar como desígnio nacional.
Não posso deixar de relevar o seu significativo contributo para a cooperação, entre o Município de Oeiras, a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional, nas áreas da educação, literacia do oceano, tecnologia, investigação, cultura e património marítimo.
O Município de Oeiras, sob a liderança e a apurada visão do Dr. Isaltino Morais, tem tido uma prática continuada de apoio à Marinha e à Autoridade Marítima Nacional, traduzida em efetivas parcerias e no desenvolvimento de inúmeros projetos, atividades e eventos conjuntos. As Comemorações do Centenário da Direção de Faróis, a assinatura, em 2023, do protocolo de cooperação com a Direção-Geral da Autoridade Marítima, ou, o investimento no projeto educativo inovador OeirasEduca+, que permitiu ao Aquário Vasco da Gama renovar a sua presença nas escolas do país, recebendo, todos os anos, milhares de jovens que se tornam protetores do mar, são alguns exemplos de projetos e parcerias de sucesso.
Oeiras, enquanto concelho ribeirinho, altamente qualificado e atrativo para as universidades e instituições de base científica e tecnológica, assume para si, o desígnio territorial do mar, integrando eixos de trabalho focados no envolvimento da comunidade e no apoio às dinâmicas de inovação, envolvendo empresas, sociedade civil e instituições públicas. Foi, neste âmbito, que o Dr. Isaltino Morais considerou, com notável discernimento, o Aquário Vasco da Gama, a Direção de Faróis e o Instituto de Socorros a Náufragos, órgãos da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional inseridos no concelho de Oeiras, como instituições estratégicas do desenvolvimento do seu município.
Não posso deixar de enaltecer, também, o papel do Dr. Isaltino Morais no reconhecimento da importância e do benefício da aproximação entre as nossas instituições, patrocinando a criação de uma plataforma de colaboração, que permitiu tirar partido das vantagens decorrentes do apoio mútuo, elevando a missão de cada uma das partes.
Assim, é com um sentimento de inteira justiça e com particular satisfação que dou público testemunho do meu reconhecimento ao Dr. Isaltino Morais, um amigo da Marinha, enquanto autarca do concelho de Oeiras, pelos esforços envidados na preservação e dinamização do ambiente marinho e na promoção da importância do seu legado, bem como pelo empenho e apoio prestado ao cumprimento da missão da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional, considerando os méritos do seu desempenho extremamente relevantes, pelo que é com agrado que, nos termos da lei, concedo ao Dr. Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, a Medalha Naval de “Vasco da Gama”.
9 de dezembro de 2024. - O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, Henrique Eduardo Passaláqua de Gouveia e Melo, Almirante.
318460754
Despacho 348/2025, de 8 de Janeiro
- Corpo emitente: Defesa Nacional - Marinha - Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Armada
- Fonte: Diário da República n.º 5/2025, Série II de 2025-01-08
- Data: 2025-01-08
- Parte: C
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Concessão da Medalha Naval de «Vasco da Gama» ao Dr. Isaltino Morais.
Texto do documento
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6029188.dre.pdf .
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/6029188/despacho-348-2025-de-8-de-janeiro