Despacho 13688/2024, de 20 de Novembro
- Corpo emitente: Defesa Nacional - Estado-Maior-General das Forças Armadas - Gabinete do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas
- Fonte: Diário da República n.º 225/2024, Série II de 2024-11-20
- Data: 2024-11-20
- Parte: C
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Texto do documento
Em missão na European Union Training Mission na República Centro-Africana (EUTM RCA), no período compreendido entre 16 de maio de 2023 e 06 de outubro de 2023, no exercício das funções de Chief of Staff, o Coronel de Infantaria, 51200823713X, Miguel Sánchez de Toca Alameda, do Exército do Reino de Espanha, revelou elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, durante toda a sua comissão de serviço.
Oficial dotado de sólidos conhecimentos militares, demonstrou, em todos os atos de serviço, relevantes qualidades profissionais e militares, notável empenho e determinação, aliados a um profundo conhecimento das atividades e responsabilidades a cargo do Mission Force Headquarters (MFHQ) General Staff, bem como uma elevada capacidade de liderança, a par de uma rápida adaptação a um cargo tão importante para a EUTM RCA.
No desempenho das suas funções conseguiu, facilmente, criar sinergias de funcionamento, promovendo um excelente trabalho de equipa entre as várias áreas da missão, não só no âmbito do MFHQ General Staff, mas também com o envolvimento do EUTM RCA Support Group (ESG) e dos Pilares de Educação e de Aconselhamento Estratégico. Tal desempenho, possibilitou otimizar recursos e satisfazer as inúmeras exigências com que foi confrontado, destacando-se o seu contributo na coordenação dos estudos efetuados pelo MFHQ General Staff.
Destaca-se pela importância estruturante para a missão, a sua eficaz e eficiente ação de coordenação dos trabalhos do Estado-Maior, que não se ficou somente pela produção de documentos fundamentais, mas teve continuidade nos estudos e planos para a ampliação do Campo MOANA, do incremento das suas condições de vida e de segurança, bem como, no reforço das relações institucionais com a MINUSCA.
A vasta experiência do Coronel Sánchez de Toca Alameda permitiu-lhe agir sempre com prontidão, prestando ao Mission Force Commander (MFCdr) um aconselhamento de elevado nível, coerente, consistente e consequente, alicerçado na sua excecional capacidade de trabalho. Mesmo quando confrontado com questões mais complexas e incertas, no âmbito das mudanças a que a Missão e o Campo Moana foram sendo sujeitas, revelou, de forma constante, elevada proatividade, profundos conhecimentos e notável adaptabilidade.
A sua perseverança e resiliência foram decisivas para a boa prossecução de todas as atividades da Missão, inclusive, durante o período que, assumiu igualmente, as funções de Deputy Mission Force Commander, num contexto de grande constrangimento por escassez de pessoal, conseguindo manter o seu Estado-Maior muito motivado e empenhado nas suas responsabilidades, apesar de terem frequentemente de assegurar cargos em acumulação de funções. O seu estilo de liderança firme, mas agregador, contribuiu, decisivamente, para o sucesso da missão.
O seu espírito de missão e vontade de bem servir em todas as circunstâncias, ficaram, de igual modo, bem vincados, durante todas as fases do complexo processo de restituição às autoridades locais do “Campo SOGEA”, em Bouar, decorrente de ajustamentos decididos para a Missão.
Como Senior National Representative dos militares do Reino de Espanha, demonstrou espírito de cooperação e camaradagem para com todos os contingentes das outras nações presentes na missão, honrando, com a sua postura, o seu país e os compatriotas que com ele serviram na EUTM RCA.
Oficial disciplinado, correto e extremamente sóbrio nas suas atitudes, pautou sempre a sua conduta por um perfeito sentido do dever e um claro entendimento da intenção do MFCdr, bem como de todas as ordens e diretivas superiores, granjeando o respeito e consideração dos que com ele diariamente privaram.
Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Coronel Miguel Sánchez de Toca Alameda, do Exército Espanhol, como sendo um militar de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, em que se relevam a lealdade, o espírito de sacrifício, a abnegação e a coragem moral, devendo os serviços por si prestados serem considerados como tendo contribuído significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão.”.
Presente o que precede, considerando que as excecionais qualidades e virtudes militares apresentadas e o extraordinário desempenho contribuíram significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da European Union Training Mission na República Centro-Africana, e, por conseguinte, do Estado-Maior-General das Forças Armadas, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, nos termos dos artigos 25.º, 26.º, 27.º e 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro e alterado pelo Decreto-Lei 77/2022, de 7 de novembro, condecora com a Medalha Cruz de São Jorge, Primeira Classe, Coronel, Infantaria, 51200823713X, Miguel Sánchez de Toca Alameda.
1 de março de 2024. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Nunes da Fonseca, General.
318255613
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5970631.dre.pdf .
Ligações deste documento
Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):
-
2002-12-27 -
Decreto-Lei
316/2002 -
Ministério da Defesa Nacional
Aprova o Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas.
-
2022-11-07 -
Decreto-Lei
77/2022 -
Presidência do Conselho de Ministros
Altera o Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/5970631/despacho-13688-2024-de-20-de-novembro