Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 12586/2024, de 23 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Condecora com a Medalha Cruz de São Jorge, Segunda Classe, o Tenente-Coronel de Infantaria do Exército Brasileiro Ubiratan Athayde Marcondes Filho.

Texto do documento

Despacho 12586/2024



Em missão na European Union Training Mission na República Centro-Africana (EUTM RCA), no período compreendido entre 16 de fevereiro de 2022 e 14 de fevereiro de 2023, ao abrigo do acordo de cooperação no domínio da defesa em vigor entre Portugal e a República Federativa do Brasil, no exercício das funções de Leader 1 - Adviser School Command, no Pilar da Educação (EDP), o 113905834-9, Tenente-Coronel de Infantaria do Exército Brasileiro Ubiratan Athayde Marcondes Filho, revelou elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, durante toda a sua comissão de serviço.

Oficial dotado de sólidos conhecimentos militares, demonstrou em todos os atos de serviço excecionais qualidades profissionais, destacando-se, igualmente, a sua permanente disponibilidade, elevada dedicação e espírito de bem-fazer em todas as circunstâncias. Estas características, manifestadas na sua ação diária, a par duma extraordinária vontade de incrementar os seus conhecimentos na área da educação que lhe foi atribuída, permitiram-lhe, facilmente, atingir níveis de excelência, tornando-o num inestimável colaborador do chefe do EDP. Neste contexto, é de enaltecer o seu contributo na preparação, planeamento e coordenação geral dos cursos ministrados, em particular, dos cursos de topografia em benefício dos formandos das Forças Armadas Centro-Africanas (FACA) e da Gendarmerie Nationale. A versatilidade das suas competências profissionais, cedo o direcionaram para a discussão, revisão e implementação dos diversos programas educativos, demonstrando um notável saber de experiência feito, verbalizado em diferentes elogios de credibilidade, enquanto representante da EUTM RCA. No desempenho das suas funções, patenteou grande dinamismo no cumprimento das responsabilidades que lhe foram cometidas, sendo de enaltecer o modo como participou na elaboração de projetos de melhoramento da Escola de Oficiais das FACA, em Kassai, tarefa decisiva para a formação dos novos quadros de oficiais, considerado como um fator-chave para o processo de estabilização das FACA e, consequentemente, da RCA.

Noutro âmbito, é ainda de destacar a forma célere como elaborou os diferentes relatórios periódicos afetos ao Pilar da Educação, fornecendo apreciações detalhadas, facilitando, sobremaneira, a tomada de decisão por parte dos diferentes escalões da Força, sendo comummente aceite como uma referência pelos pares e superiores, designadamente, na forma extremamente minuciosa, eficiente e eficaz como reforçou o Strategic Advice Pillar da EUTM RCA, em acumulação de funções, auxiliando e redigindo documentos no âmbito da defesa, muito em particular a Política Nacional de Defesa, tarefa afeta à responsabilidade do governo local em estreita colaboração com as instituições internacionais.

Durante o ano de permanência no Teatro de Operações, é de notar o afincado espírito de rigor, apurado sentido do dever e espírito de pertença, com que desempenhou as funções de Senior National Representative (SNR) dos militares da República Federativa do Brasil, como parte integrante do Contingente Português, contribuindo significativamente para o sucesso da missão, engrandecendo a representação Portuguesa, em particular, e a EUTM RCA, em geral. Oficial disciplinado, correto e extremamente sóbrio nas suas atitudes, pautou sempre a sua conduta por um perfeito sentido do dever e um claro entendimento das ordens e diretivas superiores, granjeando o respeito e consideração de todos aqueles que com ele diariamente privaram.

Presente o que precede, considera-se que as excecionais qualidades e virtudes militares apresentadas e o extraordinário desempenho contribuíram significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da European Union Training Mission na República Centro-Africana, e, por conseguinte, do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

Pelas razões ora mencionadas, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, nos termos do disposto nos Artigos 25.º, 26.º, 27.º e 34.º, do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro e alterado pelo Decreto-Lei 77/2022, de 7 de novembro, condecora com a Medalha da Cruz de São Jorge, Segunda Classe, o 113905834-9, Tenente-Coronel de Infantaria do Exército Brasileiro Ubiratan Athayde Marcondes Filho.

1 de março de 2024. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Nunes da Fonseca, General.

318248234

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5939648.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2002-12-27 - Decreto-Lei 316/2002 - Ministério da Defesa Nacional

    Aprova o Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas.

  • Tem documento Em vigor 2022-11-07 - Decreto-Lei 77/2022 - Presidência do Conselho de Ministros

    Altera o Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda