Louvor 1236/2024
Ao cessar funções como Secretário Geral do Sistema de Segurança Interna, quero expressar público louvor pelas qualidades pessoais e profissionais evidenciadas pelo Coordenador de Investigação Criminal, Lic. António José Simões Morais, pela eficiência, espírito de missão e forma extraordinariamente competente como tem desempenhado, durante os últimos anos, as suas funções de Coordenador Geral do PUC-CPI (2021/2022) e de Coordenador do Gabinete Europol e Interpol (Unidade Nacional Europol e Gabinete Nacional da Interpol), bem como representante da Polícia Judiciária no PUC-CPI.
No exercício das suas funções, sempre evidenciou um elevado zelo e um extremo sentido de imparcialidade na execução e condução das orientações de política criminal, legalmente definidas e atribuídas ao PUC-CPI e às Forças e Serviços de Segurança Nacionais.
Sob a sua direção foi possível alcançar a reorganização dos serviços e a revalorização dos profissionais que integram o Gabinete Europol e Interpol, o qual é constituído por elementos da Polícia Judiciária, da Guarda Nacional Republicana e da Policia de Segurança Pública, sendo que simultaneamente foi também possível prosseguir na especialização e modernização da resposta daquele Gabinete às exigências de combate à Criminalidade Organizada Transnacional e ao Terrorismo, bem como aos desafios que as novas formas de criminalidade colocam no dia-a-dia à Cooperação Policial Internacional.
Profissional de investigação criminal reconhecido, dotado de um conjunto assinalável de qualidades das quais relevo a lealdade e a determinação, elevadas capacidades de liderança, elevada ponderação, incessante dinamismo, irrepreensível conduta ética, trato cordial e superior honestidade é possuidor de uma invulgar capacidade de trabalho, solidez e ecletismo dos conhecimentos, excelentes qualidades humanas e de cooperação, as quais, associadas a uma permanente disponibilidade e grande facilidade no estabelecimento de pontes e na apresentação de soluções, fazem com que seja um valioso dirigente da Polícia Judiciária e do Sistema de Segurança Interna.
É por isso, merecedor que os serviços por si prestados sejam distinguidos como de reconhecido interesse público, dos quais resultaram prestígio para a instituição a que pertence, pelo que os serviços prestados à causa pública e à Pátria devem ser qualificados como extraordinariamente importantes, relevantes e distintos, dos quais resultaram honra e lustre para o País e para o Sistema de Segurança Interna.
25 de junho de 2024. - O Secretário-Geral do Sistema de Segurança Interna, Paulo João Lopes do Rêgo Vizeu Pinheiro.
317864076
Louvor 1236/2024, de 17 de Julho
- Corpo emitente: Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Secretário-Geral do Sistema de Segurança Interna
- Fonte: Diário da República n.º 137/2024, Série II de 2024-07-17
- Data: 2024-07-17
- Parte: C
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Louva António José Simões Morais pela forma como desempenhou funções no Ponto Único de Contacto para a Cooperação Policial Internacional e no Grupo do Intercâmbio de Informações JAI (IXIM).
Texto do documento
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5816636.dre.pdf .
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/5816636/louvor-1236-2024-de-17-de-julho