A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 90/2024, de 15 de Julho

Partilhar:

Sumário

Estabelece as condições de organização e funcionamento da Comissão Interministerial para os Assuntos do Mar.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 90/2024



A Comissão Interministerial para os Assuntos do Mar (CIAM), criada originariamente pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 40/2007, de 12 de março, é a estrutura do Governo responsável pela reflexão, coordenação e decisão estratégica sobre o mar.

Esta Comissão visa promover a articulação de todas as políticas setoriais no domínio do mar, bem como uma discussão alargada de temas estratégicos e transversais, reunindo no mesmo fórum os vários decisores, na procura de uma ação conjunta e consensual entre as diferentes áreas, tendo em vista otimizar a governação do oceano, e garantir a sustentabilidade dos seus recursos.

A Estratégia Nacional para o Mar (ENM 2021-2030), aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 68/2021, de 4 de junho, tem como propósito potenciar o contributo do mar para a economia do País, a prosperidade e bem-estar de todos os portugueses, dar resposta aos grandes desafios da década e reforçar a posição e visibilidade de Portugal no mundo enquanto nação eminentemente marítima.

O Programa do XXIV Governo Constitucional, alinhado com a ENM 2021-2030, estabelece uma aposta no desenvolvimento da Economia do Mar, de modo sustentado, sustentável e preconizando uma visão integrada para o mar e uma lógica de cadeia de valor.

Nesse sentido, adequa-se a composição da CIAM à Lei Orgânica do XXIV Governo Constitucional, aprovado pelo Decreto-Lei 32/2024, de 10 de maio, visando-se reativar e dar um novo impulso ao funcionamento desta Comissão, no sentido do reforço da política do mar.

Foram ouvidos os Governos Regionais das Regiões Autónomas.

Assim:

Nos termos das alíneas d) e g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:

1 - Estabelecer os objetivos, a composição e as condições de funcionamento da Comissão Interministerial para os Assuntos do Mar (CIAM).

2 - Sem prejuízo das competências previstas do Chefe do Estado Maior da Armada, da Autoridade Marítima Nacional, do Sistema de Autoridade Marítima e do Conselho Coordenador Nacional, determinar que a CIAM é a estrutura de reflexão, coordenação e decisão estratégica sobre o mar, com os seguintes fins:

a) Definir e implementar as iniciativas e medidas governativas e de ação, direta ou indiretamente relacionados com a área do mar, através da coordenação e articulação de todos os membros do Governo;

b) Definir metas para a execução das iniciativas e medidas governativas e de ação anuais, em articulação com a proposta de Lei do Orçamento do Estado, assim como numa perspetiva plurianual de médio e longo prazos;

c) Promover e avaliar a implementação da Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 (ENM 2021-2030), garantindo, sempre que necessário, a sua articulação com outras estratégias, políticas e instrumentos de planeamento do Governo e dos Governos Regionais dos Açores e da Madeira;

d) Coordenar o esforço interministerial de ampliação das medidas de simplificação administrativa, no que respeita aos assuntos do mar;

e) Contribuir para a definição das posições nacionais a assumir nos fóruns internacionais relacionados com o oceano e a política marítima, com vista à articulação e coerência das mesmas e à difusão da informação relevante de apoio à decisão;

f) Acompanhar os desenvolvimentos respeitantes à consideração da proposta de extensão da Plataforma Continental Portuguesa pela Comissão de Limites da Plataforma Continental e planificação do aproveitamento potencial dessa extensão;

g) Acompanhar e, sempre que necessário, coordenar a atuação dos diversos níveis de poder com competência nas matérias relacionadas com o mar, nomeadamente, do Governo e dos Governos Regionais dos Açores e da Madeira.

3 - Determinar que a CIAM funciona na dependência do Primeiro-Ministro, que preside, e é substituído nas suas ausências e impedimentos pelo membro do Governo responsável pela área do mar, nos termos previstos no n.º 14 do artigo 23.º do Decreto-Lei 32/2024, de 10 de maio.

4 - Estabelecer que a CIAM é coordenada pelo membro do Governo responsável pela área do mar.

5 - Estabelecer que a CIAM é composta, a título permanente:

a) Pelo membro do Governo responsável pela área dos negócios estrangeiros;

b) Pelo membro do Governo responsável pela área das finanças;

c) Pelo membro do Governo responsável pela área da presidência;

d) Pelo membro do Governo responsável pela área da coesão territorial;

e) Pelo membro do Governo responsável pela área da defesa nacional;

f) Pelo membro do Governo responsável pela área da justiça;

g) Pelo membro do Governo responsável pela área da administração interna;

h) Pelo membro do Governo responsável pela área da educação, ciência e inovação;

i) Pelo membro do Governo responsável pela área da saúde;

j) Pelo membro do Governo responsável pela área das infraestruturas e habitação;

k) Pelo membro do Governo responsável pela área da economia;

l) Pelo membro do Governo responsável pela área do trabalho, solidariedade e segurança social;

m) Pelo membro do Governo responsável pela área do ambiente e energia;

n) Pelo membro do Governo responsável pela área da juventude e modernização;

o) Pelo membro do Governo responsável pela área da agricultura e pescas;

p) Pelo membro do Governo responsável pela área da cultura;

q) Pelos secretários regionais dos Governos Regionais dos Açores e da Madeira responsáveis pela área do mar.

6 - Estabelecer, ainda, a participação nas reuniões da CIAM, sem direito de voto, da Secretária de Estado responsável pela área governativa do mar e da Secretária de Estado responsável pela área governativa das pescas.

7 - Estabelecer a participação nas reuniões da CIAM de outros membros do Governo que venham, em cada caso, a ser convocados por indicação do Primeiro-Ministro.

8 - Determinar que podem participar nas reuniões da CIAM, sem direito de voto, sob proposta do membro do Governo responsável pela área do mar ao Primeiro-Ministro ou por indicação do mesmo:

a) Representantes de entidades públicas ou privadas e de organizações não-governamentais;

b) Personalidades de reconhecido mérito.

9 - Estabelecer que compete ao Primeiro-Ministro a convocação das reuniões da CIAM, sendo as matérias a submeter à sua apreciação e a elaboração das respetivas agendas responsabilidade do membro do Governo responsável pela área do mar.

10 - Estabelecer que as reuniões da CIAM se realizam, pelo menos, uma vez por ano.

11 - Determinar a possibilidade de serem constituídas, a todo o tempo, comissões especializadas em razão da matéria, sob proposta de qualquer membro permanente da CIAM referido no n.º 5.

12 - Determinar que a CIAM é apoiada a nível da articulação política por uma rede de representantes das diferentes áreas governativas, coordenada pela Secretaria de Estado do Mar, a designar pelos membros do Governo e dos governos regionais que a constituem a título permanente.

13 - Determinar a criação de um fórum consultivo composto por representantes de associações dos sectores de atividade relevantes para o desenvolvimento da economia do mar.

14 - Determinar que a CIAM é apoiada a nível técnico, por uma rede de pontos focais, preferencialmente da entidade com atribuições na coordenação e planeamento estratégico em cada área governativa, a designar pelos membros do Governo e dos governos regionais que constituem a CIAM a título permanente.

15 - Determinar que, tendo em vista garantir a articulação entre a CIAM e a Comissão Interministerial de Coordenação, designada CIC Portugal 2030, prevista no modelo de governação dos fundos europeus para o período de programação 2021-2027, aprovado pelo Decreto-Lei 5/2023, de 25 de janeiro, a Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I. P., no âmbito das atividades de monitorização e avaliação do Portugal 2030, tendo em consideração as alíneas r), s), u), v), w) e x) do n.º 1 do artigo 11.º, do referido diploma, contribui para a avaliação e monitorização da ENM 2021-2030.

16 - Determinar que a Direção-Geral de Política do Mar assegura o apoio logístico, administrativo e técnico necessário ao funcionamento da CIAM, competindo-lhe nomeadamente:

a) Secretariar as reuniões da CIAM e da rede de representantes referida no n.º 12;

b) Coordenar a rede de pontos focais referida no n.º 14;

c) Assegurar a monitorização e a avaliação da ENM 2021-2030.

17 - Estabelecer que o regulamento de funcionamento é aprovado em reunião da CIAM.

18 - Determinar que pela participação nas reuniões da CIAM, das comissões especializadas, do fórum consultivo e da respetiva rede de pontos focais não é devido o pagamento de qualquer prestação, independentemente da respetiva natureza, designadamente, a título de remuneração, subsídio ou senha de presença.

19 - Revogar a Resolução do Conselho de Ministros n.º 82/2020, de 7 de outubro.

20 - Determinar que a presente resolução produz efeitos a partir da data da sua aprovação.

Presidência do Conselho de Ministros, 4 de julho de 2024. - O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro.

117894216

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5812632.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2023-01-25 - Decreto-Lei 5/2023 - Presidência do Conselho de Ministros

    Estabelece o modelo de governação dos fundos europeus para o período de programação 2021-2027

  • Tem documento Em vigor 2024-05-10 - Decreto-Lei 32/2024 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova o regime de organização e funcionamento do XXIV Governo Constitucional.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda