Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 572/2024/2, de 20 de Junho

Partilhar:

Sumário

Concessão da Medalha Naval de «Vasco da Gama» a Daniela Coutinho.

Texto do documento

Portaria 572/2024/2



A senhora Dr.ª Daniela Tavares Coutinho, especialista em sustentabilidade ambiental e social, CEO da Partnerships for Humanity, e representante, em Portugal e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, do Parque Nacional da Gorongosa em Moçambique, é indubitavelmente uma amiga da Marinha portuguesa que sempre demonstrou uma desinteressada generosidade e um apoio inestimável a esta instituição.

A Dr.ª Daniela Coutinho despertou, através de várias iniciativas em cooperação com a Marinha, a sensibilidade para as questões ambientais, incentivando-nos a reduzir a nossa pegada de carbono, assim como, a expandir as nossas preocupações com o ambiente, através do desenvolvimento de novas capacidades relacionadas com a investigação marinha e a preservação das espécies. O seu alerta sobre a poluição por plásticos, os detritos no mar, a acidificação dos oceanos e o impacto das mudanças climáticas, assim como pela preservação de biodiversidade dos espaços florestais da Marinha, foram críticas para o desenvolvimento de uma nova consciência interna sobre estas temáticas.

A promoção da preservação do meio ambiente e a otimização da utilização de energia e de outros recursos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental, está vertida na Diretiva Estratégica da Marinha 2022. Foram muitas as iniciativas realizadas, transversais às diversas áreas funcionais da Marinha, na prossecução deste objetivo, que contaram com o apoio técnico e o sábio conselho da Dra. Daniela Coutinho na otimização da utilização das capacidades da Marinha com vista à proteção ambiental.

Enalteço, entre as diversas iniciativas de colaboração, as operações realizadas, com empenho mútuo, nas ações de limpeza das albufeiras, onde os fuzileiros e os mergulhadores contribuíram para a retirada de toneladas de resíduos e plásticos, de que destaco, a ação realizada em 2022, que permitiu a retirada de um hidroavião da albufeira em Montalegre, a 30 metros de profundidade, na Barragem do Alto Rabagão, 25 anos depois de se afundar.

Elogio, ainda, as múltiplas ações de limpeza de praias que tiveram a participação da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional, e o trabalho realizado, sob aconselhamento técnico da Dra. Daniela Coutinho nas intervenções de controlo físico e mecânico de plantas invasoras lenhosas na Estação de Transmissão de Comunicações da Penalva, prevenindo avultados prejuízos ambientais e económicos. Este conjunto de ações contribuiu para a confirmação da visão de uma Marinha holística, focada em contribuir para a segurança e o bem-estar dos portugueses.

Não posso deixar também de destacar o papel discreto, mas eficaz, no apoio que a Dr.ª Daniela Coutinho nos prestou no aconselhamento técnico, no âmbito da sustentabilidade ambiental, e no incentivo à realização de projetos no campo da investigação tecnológica e científica, que, de forma tenaz, nos ajudou a concretizar.

A Dr.ª Daniela Coutinho possui um caráter empreendedor e transformador que disponibilizou, num esforço totalmente voluntário e desinteressado, nos imensos projetos inovadores que nos ajudou a criar, tendentes à diminuição da pegada ecológica, à racionalização do esforço energético, capacitando a Marinha, no âmbito da sustentabilidade ambiental, para o Século XXI.

Assim, é com inteira justiça que dou público testemunho do meu reconhecimento pelo seu empenho e colaboração nas diversas ações e projetos em que se envolveu de forma determinada e irrepreensível, e enaltecer as qualidades morais e a dedicação autêntica à causa pública, altruisticamente patenteadas pela Dr.ª Daniela Tavares Coutinho, considerando que os seus relevantes serviços contribuíram para a sustentabilidade ambiental da Marinha e da Autoridade Marítima e a preservação do meio ambiente da nossa casa comum, o planeta em que vivemos.

Considerando os méritos do seu contributo para o reforço do prestígio da Marinha e da Autoridade Marítima, o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, por inerência Autoridade Marítima Nacional, ao abrigo do disposto no artigo 3.º do Decreto-Lei 49052, de 11 de junho de 1969, determina o seguinte:

Artigo único

É concedida a Medalha Naval de “Vasco da Gama” à Senhora Daniela Coutinho.

19-05-2024. - O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, Henrique Eduardo Passaláqua de Gouveia e Melo, Almirante.

317728377

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5785155.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda