Louvor 807/2024
Por proposta do Chefe do Protocolo do Estado, louvo o Major de Cavalaria NM 1991072, Filipe Miguel Mateus Tomé, da Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE), da Guarda Nacional Republicana (GNR), pelo comprovado profissionalismo e inexcedível dedicação e lealdade demonstrados, desde setembro de 2017, para com o Protocolo do Estado.
Em representação do Comando da USHE e após a sua nomeação para chefe da Secção de Operações, Informações e Relações Públicas da Unidade, o Major Filipe Tomé tem sido responsável por promover e dinamizar laços de cooperação institucional, que em muito contribuem para cumprimento das missões atribuídas ao Protocolo do Estado, no que concerne, especificamente, ao processo de planeamento, coordenação e execução de cerimónias de prestação de Honras de Estado.
Oficial de escol, tem demonstrado, a par da sua competência profissional, qualidades pessoais e humanas diferenciadas, que, associadas à sua permanente disponibilidade e particular sensibilidade para as especificidades do serviço honorífico, trouxeram lustre e brio à realização de Escoltas de Honra, Guardas de Honra e Guardas Honoríficas nas quais esteve diretamente envolvido. Merecerão destaque, a Visita Apostólica ao Santuário de Fátima de Sua Santidade o Papa Francisco, a Visita de Estado de Sua Excelência o Presidente da República Popular da China, a prestação de Honras Fúnebres no Funeral de Estado de Sua Excelência o antigo Presidente da República Dr. Jorge Sampaio, Visita de Estado de Sua Excelência o Presidente da República Federativa do Brasil e Visita Pastoral de Sua Santidade o Papa Francisco a Portugal.
Dotado de excecionais qualidades e virtudes militares, dentre as quais se evidenciam o seu espírito de sacrifício, a sua assinalável obediência e inegável abnegação, o Major Filipe Tomé fez jus à profundidade da sua experiência profissional, ao apresentar soluções inovadoras ao cerimonial protocolar, que permitiram mitigar os desafios inerentes ao período pandémico, sem com isto dissociar-se dos alicerces da secular tradição militar, tendo patenteado especial iniciativa, espírito de missão e de entrega à causa pública.
Pela excelência do seu desempenho, a par da afirmação constante de elevados dotes de caráter, enaltece-se a elevada competência que muito contribuiu para o prestígio de Portugal, do Protocolo do Estado e da Guarda Nacional Republicana, sendo de inteira e elementar justiça tornar públicos, classificar e destacar os serviços prestados pelo Major de Cavalaria da GNR Filipe Miguel Mateus Tomé como distintos, considerados extraordinários, relevantes e de elevado mérito.
9 de abril de 2024. - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
317595075
Louvor 807/2024, de 23 de Abril
- Corpo emitente: Presidência da República - Gabinete do Presidente
- Fonte: Diário da República n.º 80/2024, Série II de 2024-04-23
- Data: 2024-04-23
- Parte: A
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Concessão de louvor ao Major de Cavalaria NM 1991072, Filipe Miguel Mateus Tomé, da Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE), da Guarda Nacional Republicana (GNR).
Texto do documento
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5725136.dre.pdf .
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/5725136/louvor-807-2024-de-23-de-abril