Considerando que, a pedido da COFAC - Cooperativa de Formação e Animação Cultural, C. R. L., foi apresentado o pedido de acreditação prévia do ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Inteligência Artificial para Jogos, para a Universidade Lusófona - Centro Universitário Lusófona - Lisboa, cujo interesse público é reconhecido pelo Decreto-Lei 92/98, de 14 de abril;
Considerando que o mesmo foi instruído, organizado e apreciado, nos termos dos artigos 52.º a 57.º do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de março, na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei 65/2018, de 16 de agosto, pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior;
Considerando a decisão favorável do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior de 6 de setembro de 2023;
Considerando que a criação do referido ciclo de estudos foi objeto de registo na Direção-Geral do Ensino Superior com o número R/A-Cr 123/2023, de 14 de setembro;
Nos termos dos Estatutos da Universidade Lusófona - Centro Universitário Lusófona - Lisboa;
Manda o Presidente do Conselho de Administração da entidade instituidora da Universidade Lusófona - Centro Universitário Lusófona - Lisboa que se publique a estrutura curricular e o plano de estudos do 2.º ciclo em Inteligência Artificial para Jogos, conforme anexo ao presente despacho.
4 de abril de 2024. - O Presidente do Conselho de Administração da COFAC - Cooperativa de Formação e Animação Cultural, C. R. L., Manuel de Almeida Damásio.
ANEXO
1 - Estabelecimento de ensino: Universidade Lusófona - Centro Universitário Lusófona - Lisboa.
2 - Unidade orgânica: Escola De Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação.
3 - Grau ou diploma: Mestre.
4 - Ciclo de estudos: Inteligência Artificial para Jogos.
5 - Área científica predominante: Ciências Informáticas.
6 - Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência de créditos, necessário à obtenção do grau ou diploma: 120 ECTS.
7 - Opções, ramos, ou outras formas de organização de percursos alternativos em que o ciclo de estudos se estrutura: Não Aplicável.
8 - Estrutura curricular:
QUADRO N.º 1
Área científica | Sigla | Créditos | |
Obrigatórios | Optativos | ||
Ciências Informáticas | CI | 96 | 0 |
Audiovisual e Artes dos Media (Game Design) | AAM | 14 | 0 |
Eletrónica e Automação | 10 | 10 | 0 |
Subtotal | 120 | 0 | |
Total | 120 |
9 - Observações: Não aplicável.
10 - Plano de estudos:
Universidade Lusófona - Centro Universitário Lusófona - Lisboa
Inteligência Artificial para Jogos
Mestrado
QUADRO N.º 2
Unidade curricular | Área | Ano | Organização do ano curricular | Horas de trabalho | Créditos | Observações | |||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Total | Contacto | ||||||||||||||
T | TP | PL | TC | S | E | OT | O | Horas totais de contacto | |||||||
Sistemas de Agentes Autónomos | CI | 1.º | 1.º Semestre | 150 | 30 | 30 | 6 | ||||||||
Fundamentos de Aprendizagem Máquina | EA | 1.º | 1.º Semestre | 250 | 45 | 45 | 10 | ||||||||
Ateliers de Especialização I | AAM/CI | 1.º | 1.º Semestre | 150 | 30 | 30 | 6 | ||||||||
Processamento de Dados do Jogador | CI | 1.º | 1.º Semestre | 200 | 45 | 45 | 8 | ||||||||
Modelação de Experiências do Jogador | CI | 1.º | 2.º Semestre | 250 | 45 | 45 | 10 | ||||||||
Geração Procedimental de Conteúdos | CI | 1.º | 2.º Semestre | 250 | 45 | 45 | 10 | ||||||||
Metodologias de Investigação e Jogos | AAM | 1.º | 2.º Semestre | 100 | 30 | 30 | 4 | ||||||||
Ateliers de Especialização II | AAM/CI | 1.º | 2.º Semestre | 150 | 30 | 30 | 6 | ||||||||
Adaptação Autónoma de Jogos | CI | 2.º | 1.º Semestre | 150 | 30 | 30 | 6 | ||||||||
Ateliers de Especialização III | AAM/CI | 2.º | 1.º Semestre | 100 | 30 | 30 | 4 | ||||||||
Dissertação | CI | 2.º | Anual | 1250 | 45 | 45 | 50 |
317584497