Louvor 427/2024
Por proposta do comandante-geral da Guarda Nacional Republicana, dando expressão pública ao reconhecimento que lhe é inteiramente devido, louvo o mestre florestal principal (1875196) Manuel José Banza Bilro Vitória, do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA), do Destacamento Territorial de Leiria e Comando Territorial de Leiria. Tendo integrado a Guarda Nacional Republicana, em 1 de maio de 2006, sendo oriundo do antigo Corpo de Guardas Florestais, desde logo demonstrou ser possuidor de uma larga experiência e notável capacidade de organização e planeamento, evidenciando-se pelo profundo sentido do dever, brio, invulgar dedicação, dinamismo, iniciativa e reconhecida competência.
Elemento perspicaz e astuto, tem desenvolvido uma ação meritória no âmbito da fiscalização da caça, pesca e florestas, nunca regateando esforços para melhor desempenhar as funções nestas áreas tão importantes, contribuindo de forma decisiva para a defesa do património cinegético e piscícola.
Em face da diversidade e complexidade das matérias relacionadas com o meio ambiente, o mestre florestal principal Manuel Vitória rapidamente se tornou um elemento de exímio valor para todos que com ele trabalham, realçando-se a capacidade de análise e coerência que assume nas situações mais problemáticas.
Através dos elevados conhecimentos técnico-profissionais que possui, designadamente em matéria de Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, o mestre florestal principal Manuel Vitória revela especial aptidão na fiscalização, sensibilização e fomentação da contínua limpeza e manutenção de todas as faixas de gestão de combustíveis, bem como na validação de áreas ardidas e investigação das causas dos incêndios, que têm vindo a culminar num reforço positivo para a defesa, promoção e valorização do património florestal.
Contribuindo para uma imagem de grande prestígio e respeito da Guarda Nacional Republicana, não apenas junto das diversas entidades externas com quem se relaciona, mas, principalmente, das populações que devotamente serve, o mestre florestal principal Manuel Vitória tem, ainda, incrementado valor na análise e partilha de informações policiais, levando ao aumento da eficiência e eficácia do patrulhamento da Guarda Nacional Republicana direcionado para a prevenção e dissuasão de ilícitos ambientais.
Pelos elevados dotes de caráter, zelo, coragem e competência profissional, o mestre florestal principal Manuel José Banza Bilro Vitória soube honrar e prestigiar o Comando Territorial de Leiria e a Guarda Nacional Republicana, sendo de inteira justiça que seja apontado como exemplo a seguir, devendo os serviços por si prestados serem considerados relevantes e de elevado mérito.
30 de março de 2024. - O Ministro da Administração Interna, José Luís Pereira Carneiro.
317547544
Louvor 427/2024, de 15 de Abril
- Corpo emitente: Administração Interna - Gabinete do Ministro da Administração Interna
- Fonte: Diário da República n.º 74/2024, Série II de 2024-04-15
- Data: 2024-04-15
- Parte: C
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Atribuição de louvor ao mestre florestal principal Manuel José Banza Bilro Vitória do Destacamento Territorial de Leiria e Comando Territorial de Leiria.
Texto do documento
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5715177.dre.pdf .
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/5715177/louvor-427-2024-de-15-de-abril