A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 284/2024, de 8 de Abril

Partilhar:

Sumário

Atribuição de louvor e condecoração com a Medalha de Serviços Distintos de Segurança Pública, grau ouro, ao superintendente-chefe Constantino José Mendes de Azevedo Ramos, na situação de pré-aposentação, da Polícia de Segurança Pública.

Texto do documento

Louvor 284/2024



Em virtude de ter cessado funções pelo facto de ter passado à situação de pré-aposentação, e no culminar de 40 anos de serviço na Polícia de Segurança Pública, é da mais elementar justiça destacar o trajeto profissional do superintendente-chefe Constantino José Mendes de Azevedo Ramos, que foi marcado por uma dedicação extrema à causa pública e pautado por padrões ímpares de excelência no exercício dos variados cargos e diversificadas funções que marcaram a sua carreira profissional.

De entre os vários cargos desempenhados, destaca-se, desde fevereiro de 2020, o cargo de diretor nacional-adjunto para a Unidade Orgânica de Operações e Segurança e, desde dezembro de 2013, o cargo de comandante da Unidade Especial de Polícia.

Desempenhou, entre outras, as funções de 2.º comandante e comandante do Comando Metropolitano de Lisboa, comandante do Comando de Polícia de Viseu, inspetor na Inspeção Nacional da PSP, chefe da Divisão de Policiamento e Ordem Pública do Departamento de Operações da Direção Nacional e comandante de esquadra no Comando Metropolitano de Lisboa. Foi, igualmente, instrutor em diversos cursos de formação de guardas e de promoção a subchefe na Escola Prática de Polícia. A sua postura pragmática, inexcedível disponibilidade e abnegação, inquestionável assertividade, competência estratégica e técnico-profissional e espírito de missão inabaláveis garantiram, sempre, o célere desenvolvimento das diversas e complexas matérias à sua responsabilidade e conduziram a sua ação com base em análises cuidadas e rigorosas, resultando em decisões facilmente apreendidas pelos seus comandados e facilitando a ação de comando e a operacionalização das diretrizes traçadas.

A excelente capacidade de relacionamento humano e a irrepreensível postura ética criaram um excelente ambiente de trabalho, o que permitiu que o superintendente-chefe Constantino Ramos tenha granjeado o respeito, a consideração e o reconhecimento de superiores hierárquicos, de subordinados e das instituições nacionais e internacionais com quem interagiu ao longo da sua carreira.

Oficial leal, frontal e com um particular sentido do dever, o superintendente-chefe Constantino José Mendes de Azevedo Ramos constitui-se como uma referência e um exemplo de compromisso com a causa pública, tendo oferecido um contributo significativo para o prestígio e a honra de Portugal e da Polícia de Segurança Pública.

Por tudo quanto fica expresso, é da mais elementar justiça considerar que os serviços prestados pelo superintendente-chefe Constantino Ramos devem ser publicamente reconhecidos e classificados como extraordinariamente importantes e distintos.

Pelo que, ao abrigo do disposto nos artigos 7.º e 9.º do Decreto-Lei 177/82, de 12 de maio, manda o Governo, pelo Ministro da Administração Interna, condecorar com a Medalha de Serviços Distintos de Segurança Pública, grau ouro, o superintendente-chefe Constantino José Mendes de Azevedo Ramos, na situação de pré-aposentação, da Polícia de Segurança Pública.

30 de março de 2024. - O Ministro da Administração Interna, José Luís Pereira Carneiro.

317547503

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5707672.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1982-05-12 - Decreto-Lei 177/82 - Ministério da Administração Interna

    Estabelece as normas respeitantes à atribuição das medalhas de segurança pública.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda