Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 448/2024/2, de 4 de Abril

Partilhar:

Sumário

Concessão da Medalha Naval de Vasco da Gama à professora do ensino básico e secundário Ana Paula de Almeida Duarte e Silva.

Texto do documento

Portaria 448/2024/2



Após uma longa carreira de quase quarenta e cinco anos de serviço, a Professora do Ensino Básico e Secundário Ana Paula de Almeida Duarte e Silva cessou as relevantes funções que vinha exercendo com exemplar competência e dedicação, desde 2004, na Direção de Formação, em virtude da sua ­passagem à situação de aposentação.

Tendo iniciado a sua atividade profissional na Marinha em novembro de 1979, no Grupo n.º 1 de Escolas da Armada, a Professora Ana Paula Silva desempenhou, durante mais de doze anos, as funções de docente de Língua Portuguesa no Departamento de Instrução Comum, evidenciando admiráveis qualidades pedagógicas, que, aliadas à sua permanente disponibilidade, sentido do humano e espírito de bem servir, contribuíram significativamente para a preparação científica do pessoal que frequentou os Cursos de Formação Técnica, Complementar e de Formação de Sargentos naquele estabelecimento de ensino.

No Centro Naval de Ensino a Distância (CNED), onde exerceu funções docentes de 1992 a 2004, destacou-se pela forma pragmática como coordenou os cursos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico recorrente, pela qualidade e criatividade que imprimiu na produção de conteúdos pedagógicos para o ensino a distância no nível secundário, pela dinamização de inúmeros eventos culturais e pela sua assídua colaboração com o jornal Bombordo, ações que muito prestigiaram o CNED e a Marinha.

Nos últimos vinte anos, enquanto Adjunta do Chefe da Repartição de Tecnologias de Formação da Direção de Formação, a Professora Ana Paula Silva exerceu, com elevada iniciativa, eficiência e ­eficácia, funções de natureza eminentemente técnica no âmbito da gestão da formação, sendo de realçar o acompanhamento e controlo dos processos de desenvolvimento curricular, a análise dos Planos de Qualificações de diversas Unidades, Estabelecimentos e Órgãos da Marinha, bem como a estreita colaboração com o Observatório da Qualidade da Formação na realização de múltiplas auditorias técnicas.

Paralelamente, fruto da sua sólida formação técnica e científica e vasta experiência pedagógica, a Professora Ana Paula Silva foi designada, em 2009, para conceber e ministrar uma ação de formação de Português Língua Estrangeira (níveis A1, A2 e B1) a militares argelinos, ao abrigo de um Acordo de Cooperação Bilateral Portugal-Argélia, e, em 2020 e 2021, para elaborar e corrigir as provas escritas de Língua Portuguesa aplicadas no contexto do concurso de admissão ao Curso de Formação de Sargentos, tarefas que levou a cabo com elevado rigor e singular capacidade de organização.

Numa outra vertente, assumiu particular destaque a forma abnegada, entusiástica e muito competente como a Professora Ana Paula Silva conduziu a gestão dos estágios curriculares e profissionais disponibilizados anualmente pela Marinha à sociedade civil, não apenas no que concerne ao planeamento, divulgação, organização e controlo dos mesmos, mas também no que diz respeito ao apoio prestado às Unidades de destino dos estagiários, contribuindo para o incremento do número de estágios realizados e para a satisfação dos estagiários e seus tutores.

Neste âmbito, destaca-se ainda a sua ação ao nível do planeamento e da execução do Dia do Estagiário e da Missão Estágio, atividades que reúnem estagiários, tutores e entidades parceiras com o propósito de contribuir para reforçar a divulgação e a atratividade dos estágios proporcionados pela Marinha, promovendo, desta forma, a abertura da organização à sociedade.

No exercício das funções que lhe foram cometidas ao longo da carreira, foi notório o extraordinário empenhamento e dedicação ao serviço por parte da Professora Ana Paula Silva, a sua postura exemplar e inquestionável vontade de bem-fazer.

Pelo exposto, é com enorme satisfação e elementar justiça que enalteço as excecionais qualidades técnicas, pedagógicas, humanas e sociais da Professora do Ensino Básico e Secundário Ana Paula de Almeida Duarte e Silva, a forma brilhante como desempenhou as suas funções e o seu contributo para o prestígio da Marinha Portuguesa.

Assim, ao abrigo do disposto no artigo 3.º do Decreto-Lei 49052, de 11 de junho de 1969, o ­Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada determina o seguinte:

Artigo único

É concedida a Medalha Naval de "Vasco da Gama" à Professora do Ensino Básico e Secundário Ana Paula de Almeida Duarte e Silva.

29-02-2024. - O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, Henrique Eduardo Passaláqua de Gouveia e Melo, Almirante.

317473818

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5703646.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda